Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Canonização de João Paulo 2º será rápida e rigorosa, diz cardeal

23 Mar 2011 - 16h59Por Folha Online

O cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, afirmou que a nomeação do papa João Paulo 2º como santo, após a beatificação que ocorrerá em 1º de maio, pode ser "rápida" e "rigorosa" e que o Vaticano já recebeu alertas da ocorrência de vários milagres ao redor do mundo, e bastaria comprovar só "mais um".

"Nós temos indicações de todo o mundo de grandes graças. Agora corresponde à postulação eleger uma delas, fazer uma seleção e ver, sempre com a ajuda de especialistas, médicos e cientistas, qual milagre poderia ser selecionado, como uma suposta cura, por exemplo, para que logo se possa proceder com o exame jurídico do milagre", apontou o religioso.

O cardeal Amato afirmou que, após a beatificação, os passos para a canonização contarão com "a rapidez, mas também o rigor" no processo, assim como considerou que foi o de beatificação.

Segundo ele, a causa da beatificação, apesar de ter percorrido um "caminho preferencial", "foi seguida com grande atenção e um grande cuidado de procedimento, inclusive porque a pressão midiática fazia com que [a causa] não pudesse ser levada adiante de modo superficial, mas sim de modo adequado à personalidade do futuro beato".

O chefe do dicastério dos Santos reiterou que não houve atropelo no processo de beatificação, nem haverá no de canonização. "A causa teve uma análise muito cuidadosa, apesar de ter sido rápida. Rapidez que não significa pressa ou superficialidade, senão um grande profissionalismo de procedimento", justificou.

"É claro que, tendo sido posta a causa pelo papa Bento 16 em uma via preferencial, não havendo nenhuma causa a frente e nenhuma atrás, [a Igreja] procedeu segundo as etapas e a medida que iam sendo cumpridas, passava-se à seguinte", complementou.

O atual pontífice foi o responsável por apresentar a causa de beatificação de João Paulo 2º, em um processo que contrariou o Código de Direito Canônico, uma vez que o processo foi apresentado poucas semanas após a morte de Wojtyla, ao invés de esperar cinco anos, conforme a norma.

O próprio João Paulo 2º já havia ignorado a regra pela primeira vez, permitindo o início imediato do processo canônico para Madre Teresa de Calcutá, falecida em 1997 e beatificada em 2003.

O Vaticano reconheceu como milagre o caso da freira francesa Marie Simon-Pierre, que foi curada "inexplicavelmente" do Mal de Parkinson, após orar pedindo pela intercessão de Wojtyla.

Após o dia da cerimônia de beatificação, 1 de maio, será aberto um outro processo para a canonização. Para isso, é necessária a comprovação de um outro milagre, ocorrido após a beatificação.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados