Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Câncer de Próstata atingirá homens ainda mais no Brasil em 2010

12 Mar 2010 - 06h16Por Instituto Nacional de Câncer

Quando deverão surgir aproximadamente 52 mil novos casos dessa doença. A estimativa é do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e coloca o câncer de próstata como um dos mais incidentes entre os homens brasileiros, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma.

Este último tem alto índice de cura e ocorre principalmente na região da cabeça e do pescoço, áreas mais expostas aos raios solares – a exposição excessiva ao sol é o maior fator de risco da doença.

No Brasil, a taxa de mortalidade por câncer de próstata em 2006, último dado disponível, foi de 15,29 homens a cada 100 mil, superada, no caso dos homens, apenas pela taxa de mortalidade por câncer de traqueia, brônquios e pulmão (17,44 homens a cada 100 mil).

No entanto, o câncer de próstata foi o que apresentou o maior aumento de mortalidade em dez anos – quase 40%, ante 6% de crescimento em óbitos por câncer de traqueia, brônquios e pulmão.

Os dados são do Atlas de Mortalidade por Câncer, elaborado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) e pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), em conjunto com a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O câncer de próstata no mundoDe acordo com o Relatório Mundial do Câncer, da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que em 2008 tenha havido 12,4 milhões de novos casos de câncer no mundo e 7,6 milhões de óbitos por causa da doença.

Na América do Sul, na América Central e no Caribe, estimam-se 1 milhão de casos novos e 589 mil óbitos no mesmo período. Entre os homens dessas regiões, o principal tipo de câncer foi o de próstata.

Segundo a OMS, o impacto do câncer afetará principalmente os países de médio e baixo desenvolvimento. Dados mostram que a União Europeia registrou queda na mortalidade por câncer de próstata.

Em 1996, a taxa de mortalidade por essa doença foi de 25,88 homens a cada 100 mil; em 2006, foi de 22 homens a cada 100 mil, uma redução de 15%. Ainda assim, os números continuam mais altos do que no Brasil.

Isso pode ser explicado pela maior expectativa de vida nos países da União Europeia, uma vez que qualquer tipo de câncer apresenta como fator de risco a idade.

Informação é fundamentalTodos esses números ilustram os riscos de uma doença que pode ser prevenida principalmente com a superação de um preconceito: o exame clínico por toque retal. O diagnóstico ainda inclui exame sanguíneo, para dosagem de uma proteína no sangue.

Os métodos diagnósticos têm evoluído, o que representa um dos motivos para o aumento observado, ao longo dos anos, nas taxas de incidência de câncer de próstata. 
A seguir, saiba mais sobre essa doença. A superação do preconceito e o diagnóstico precoce são fundamentais para combatê-la.

O que é?
A próstata é uma glândula encontrada somente no corpo masculino. Com a forma de uma maçã, está localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata produz parte do sêmen, líquido liberado durante o ato sexual e que contém espermatozoides. Quando as células da próstata começam a se dividir e a se multiplicar desordenadamente, forma-se um tumor.

Ao longo da vida, o homem afetado pode não sentir sintomas nem ter sua saúde ameaçada pelo tumor, pois este em muitos casos cresce lentamente. No entanto, há tumores que crescem de maneira acelerada, se espalham para outros órgãos e podem levar à morte.

Quais são os sintomas?
Os principais sintomas que indicam câncer de próstata são: presença de sangue na urina; jato fraco de urina; dor ou queimação ao urinar; necessidade constante de urinar, especialmente à noite; e problemas de ereção. Mas atenção: o diagnóstico da doença só pode ser confirmado por um médico, após a realização de exames.

Em que casos há mais risco de desenvolver a doença?
Qualquer tipo de câncer apresenta como fator de risco a idade. No caso do câncer de próstata, a incidência da doença e o número de óbitos aumentam significativamente após os 50 anos de idade. Também deve ser levado em consideração o histórico familiar. Se um indivíduo tem ou teve pai ou irmão com câncer de próstata antes que estes completassem 60 anos, o risco de desenvolver a doença pode ser de três a dez vezes maior que o da população em geral.

Como é feito o diagnóstico?
O câncer de próstata é diagnosticado por meio de exame clínico (toque retal) e sanguíneo, com a dosagem de uma proteína no sangue (o antígeno prostático específico, ou PSA, na sigla em inglês). Se houver suspeita da doença, pode ser indicada a realização de ultrassonografia, que por sua vez dirá se é necessário ou não fazer uma biópsia.

Como se dá o tratamento?
O estágio de evolução do câncer de próstata é que definirá o tratamento da doença, que pode envolver cirurgia, radioterapia e/ou hormonoterapia. Isso será definido pelo médico, levando-se em conta os riscos e os benefícios que o tratamento escolhido acarretará para o paciente.

O que fazer para prevenir a doença?
Ainda não existe uma fórmula exata para a prevenção contra o câncer de próstata, mas a adoção de hábitos saudáveis, como manter uma alimentação rica em frutas, vegetais e fibras, é essencial para evitar o desenvolvimento de diversas doenças – inclusive do câncer de próstata.

Também é importante reduzir o consumo de gordura, em especial a de origem animal. Dedique pelo menos 30 minutos por dia à prática de atividades físicas, não fume e diminua o consumo de álcool. E, claro, vá ao médico periodicamente ou sempre que suspeitar de algum problema.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS