Menu
SADER_FULL
quarta, 12 de maio de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Campo Grande terá direito a 1.179 bolsas do ProUni

13 Dez 2004 - 14h16
A cidade de Campo Grande (MS) terá 1.179 bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), no primeiro semestre de 2005. Com inscrições abertas até o dia 17 de dezembro, o programa do Ministério da Educação oferece 118.078 vagas em 1.142 instituições filantrópicas e privadas de todos os estados e do Distrito Federal.

São 76.037 bolsas integrais e 42.041 parciais, de 50% do valor do curso. Mais de 100 mil candidatos já se inscreveram no programa até hoje, dia 13, em todo o País.Podem concorrer às bolsas os brasileiros não-portadores de diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2004 e que atendam a pelo menos uma das condições do programa - ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada com bolsa integral; ser portador de necessidades especiais; ser professor do quadro permanente da rede pública em exercício na educação básica.

O professor pode escolher somente curso de licenciatura ou pedagogia voltado para a educação básica.O candidato deve optar pela modalidade de bolsa integral ou parcial e por até cinco cursos, turnos ou instituições de ensino dentre as disponíveis.

Para concorrer a bolsas em instituições não-beneficentes, a renda máxima a ser comprovada é de até um salário mínimo e meio (R$ 390,00) por pessoa do grupo familiar, para a bolsa integral, e de até três salários mínimos (R$ 780,00), para a parcial.

Cotas - O ProUni também tem uma política de cotas destinadas aos alunos que se autodeclararem afrodescendentes ou indígenas. Para esse grupo, o MEC destinou 47.112 vagas, que serão distribuídas de acordo com a proporção dessas populações nos estados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Documentos - O estudante fará a inscrição no endereço do ProUni na internet (www.mec.gov.br/prouni). Para ter acesso à ficha de inscrição, ele deve indicar o código do Enem de 2004 e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Só depois poderá preencher os demais campos.O coordenador-geral de relações estudantis da Secretaria de Ensino Superior (Sesu/MEC), Leonel Cunha, lembra aos alunos que a página do ProUni está disponível durante 24 horas.

Ele pede aos candidatos que evitem fazer a inscrição na última hora para evitar congestionamentos no sistema que impeçam o acesso ao programa.Inscrições - As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Todas as instituições de educação superior credenciadas no ProUni têm, obrigatoriamente, de oferecer acesso à internet a qualquer candidato.

Além disso, o MEC constituiu uma rede de parceiros que também oferecem o acesso aos alunos de suas comunidades. São escolas das redes estadual e municipal, centros federais de educação tecnológica (Cefets), centros integrados empresa-escola (Ciees) e prefeituras.

Para o estudante saber qual o local de inscrição mais próximo de sua casa, basta ligar para 0800-616161. A relação das instituições que aderiram ao programa e as vagas para outras cidades do Estado de Mato Grosso do Sul também são encontradas na página do ProUni na internet.
 
 
RMT Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias