Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Campo Grande sediará Encontro da Justiça Restaurativa

24 Out 2009 - 09h39Por Fátima News, com Assessoria

A data já está marcada. Será no dia 27 de novembro o I Encontro da Justiça Restaurativa de Mato Grosso do Sul. O encontra, promovido pela Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), será direcionado para juízes, promotores e defensores que atuam nas varas da infância e juventude, além de profissionais que trabalham na execução de medidas socioeducativas.

 

 

O evento marcará o início de um conjunto de ações que visa à pacificação de violências envolvendo crianças e adolescentes em território sul-mato-grossense, por meio da implantação das táticas da Justiça Restaurativa. A iniciativa é pioneira do Estado.

 

 

O trabalho será desenvolvido a partir da justiça da infância e juventude e terá como base uma rede de parcerias que envolverá Estado e sociedade civil, contribuindo com as demais políticas públicas, em um objetivo comum: semear justiça e pacificar conflitos, como forma de humanizar o sistema e garantir efeitos.

 

 

A Justiça Restaurativa é um processo colaborativo que envolve mais diretamente os afetados por um crime, chamados de partes interessadas principais, para determinar qual a melhor forma de reparar o dano causado pela transgressão.

 

 

A justiça restaurativa é uma nova referência para a resolução de conflitos, especialmente na área da infância e juventude. O projeto-piloto desta modalidade será lançado no Encontro, por meio da Vara da Infância e Juventude de Campo Grande.

 

 

Comissão – Nesta quinta-feira (22), o Des. Joenildo de Sousa Chaves, presidente da Abraminj, recebeu o Cel Hilton Vilassanti Romero, responsável pela superintendência de Assistência Socioeducativa, na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O tema central da conversa foi justiça restaurativa.

 

 

Vilassanti explicou ao desembargador que no dia 15 de outubro três psicólogas, que atuam como analistas de ações socioeducativas, foram designadas para compor uma comissão que instituirá o Programa de Justiça Restaurativa da Superintendência de Assistência Socioeducativa de MS.

 

 

Maria Cecília da Costa, Rute de Oliveira Sanches e Marineide da Silva Pedreira, sob a coordenação da primeira, terão 60 dias para viabilizar as instruções gerais.

 

 

Programação - Na programação do evento estão temas importantes como O que é Justiça Restaurativa, Por que Justiça Restaurativa, O que é Círculo Restaurativo, A Justiça Restaurativa e as Medidas Socioeducativas, Medidas Socioeducativas em MS.

 

Entre os palestrantes estão magistrados de renome em MS, na BA e no RS.

 

 

Ao final dos debates, haverá a solenidade de lançamento oficial do projeto-piloto da Justiça Restaurativa nas Medidas Socioeducativas de Campo Grande, seguida pela outorga da Medalha de Mérito da Magistratura da Infância e Juventude pela Abraminj para personalidades que se destacaram em prol do segmento.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis