Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Campo Grande pode implantar Pólo de Fruticultura Irrigada

10 Nov 2006 - 13h36

A maioria das frutas consumidas em Mato Grosso do Sul é importada de outros estados. Para suprir esta demanda, é que a Câmara Setorial de Fruticultura e o Sebrae de Mato Grosso do Sul apresentaram nesta quinta-feira, dia 09 de novembro, o Programa de Desenvolvimento de um Pólo de Fruticultura Irrigada em Campo Grande.

A engenheira agrônoma Janine Tavares Camargo apresentou o resultado do estudo que abordou os seguintes itens: vantagens estratégicas do município de Campo Grande; potencialidade de mercados de frutas; seleção das frutas potenciais e justificativas; modelo de implantação do pólo; defesa fitossanitária; sustentabilidade ambiental; dimensionamento econômico, viabilidade; e as diretrizes estratégicas.

De acordo com Janine, o estudo realizado apresentou alguns pontos positivos, como clima favorável, logística, e capacidade de produção agrícola. Como exemplo, citou o cultivo de banana irrigada por micro-aspersão. “A banana apresenta mercado para exportação de alto padrão, mas para ser viável economicamente, o produtor precisa ter no mínimo cinco hectares de área cultivada”, comentou.

Para a engenheira agrônoma, a atividade tem mercado, mas precisa de investimentos na parte de tecnologia de produção para alavancar o setor. O consumo médio de fruta pelos brasileiros está em torno de 47 kg/ano, por habitante, enquanto que nos países da Europa a média é de 100 kg/ano.

Janine ressalta que os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes, em relação à qualidade das frutas, aroma, saúde e certificação, e processo de produção. “O consumidor moderno quer saber se o produto não apresenta uso de agrotóxicos, se é cultivado sem agredir o meio ambiente e se respeita às relações de trabalho (questão social)”. Além de diversificar a economia, a atividade gera até três empregos diretos e dois indiretos, explica Janine.

O diretor superintendente do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Laurindo Petelinkar, afirmou que a intenção é alavancar a fruticultura, já que há mercado interno: “Sem falar na geração de renda e emprego. A união de todos da cadeia produtiva fará da fruticultura uma realidade”, confirmou.

A mesma opinião é compartilhada pelo secretário de Estado da Produção e do Turismo, João Cavalléro. O secretário disse que este pólo será de extrema relevância, pois representará uma diversificação da economia.

O mesmo estudo será apresentado nesta sexta-feira, dia 10 de novembro, em Corumbá, no Escritório Regional do Sebrae em Corumbá, na rua Barão do Rio Branco, 1180. Para implantar o Programa de Desenvolvimento de Fruticultura Irrigada em Campo Grande e Corumbá, a Câmara Setorial de Fruticultura conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho