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Brasil

Campanhas enfatizam uso do cinto de segurança

24 Set 2010 - 15h06Por Jornal do Senado

Marcada este ano por campanhas a favor do uso do cinto de segurança e da cadeirinha para o transporte de crianças, a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, dividiu atenções nos últimos dias com mais uma edição do Dia Mundial sem Carro, na quarta-feira.

Enquanto a campanha tradicionalmente valoriza aspectos que contribuem para a segurança no trânsito, o segundo evento tem como objetivo incentivar a população a reduzir a utilização do automóvel, uma maneira para amenizar a poluição e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Do ponto de vista da segurança, os dados disponíveis mostram que, além de aperfeiçoamento na legislação, objetivo de projetos de lei que tramitam no Senado, o Brasil precisa, de fato, insistir com as campanhas de conscientização.

Quase 40 mil brasileiros perdem a vida a cada ano em decorrência de acidentes de trânsito (números de 2008), segundo os últimos dados sistematizados pelo Ministério da Saúde, por meio do Datasus, a partir dos registros sobre óbitos nos hospitais do país.

De modo geral, os acidentes acontecem porque os motoristas dirigem em alta velocidade e sem respeitar a sinalização de trânsito.

Em muitos casos, os condutores assumem ainda o risco de dirigir após ingerir bebida alcoólica.

O resultado disso aparece nas estatísticas das vítimas fatais, sem contar as que ficam marcadas por sequelas de diferentes graus, inclusive problemas definitivos de mobilidade que obrigam ao uso de cadeira de rodas.

Cinto salva vidas

Considerado relevante para a segurança do trânsito, o uso do cinto pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito.

O percentual é divulgado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), junto com a informação de que 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizam esse equipamento, mas apenas 11% dos passageiros do banco traseiro adotam o mesmo procedimento.

Este ano, a campanha da Semana Nacional do Trânsito buscou exatamente conscientizar os passageiros do banco traseiro para a necessidade do uso do cinto.

É um cuidado para a segurança e, ainda, para o próprio motorista e o ocupante do banco do carona, muitas vezes imprensados, nos acidentes, pelo impacto do deslocamento do corpo dos que vão atrás sem o cinto.

A atual campanha elegeu ainda o estímulo ao uso das cadeirinhas para o transporte de crianças menores de 7 anos.

Como esclarece o diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva, em texto alusivo à campanha, o uso do cinto não é a forma mais segura para o transporte de crianças em veículos

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