A realidade de cerca de 80 mil crianças que vivem em abrigos em todo o país sensibilizou a Associação dos Magistrados Brasileiro (AMB), que lançou neste mês de março a Campanha Mude um Destino, em Brasília, com o intuito de mobilizar a sociedade , comovendo e apresentando a situação de milhares de crianças. Com a iniciativa, a AMB pretende incentivar a reintegração dessas crianças à família biológica ou, se isso não for possível, estimular a prática da adoção .
Em Campo Grande, a campanha será lançada oficialmente no próximo dia 30 de março (sexta-feira), às 14h, na sede do Tribunal de Justiça . Para o evento, espera-se a efetiva participação da imprensa, de modo a facilitar a divulgação do tema junto à sociedade local.
Com a campanha, a AMB também busca orientar a população quanto à legislação e as condições psicossociais referentes às crianças e aos adolescentes, particularmente no que se refere ao seu dia-a-dia nos abrigos, como as dificuldades de adaptação; que perfil de criança compõe esse universo; como proceder à adoção; além de contribuir para desmistificar o tema, que ainda envolve grande carga de preconceitos.
Boa parte dessas crianças, segundo informações da AMB, não está disponível para adoção, pois possuem família e só estão nos abrigos para garantir melhores condições de sobrevivência ou por terem sido vítimas de violência doméstica . Ainda assim, as crianças não desejam perder o vínculo familiar e manifestam o desejo de voltar para seus lares.
No Estado, a Campanha Mude um Destino, que tem o apoio do Tribunal de Justiça e da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul, espera contribuir para que se criem as condições necessárias ao retorno dessas crianças a seus lares de origem, lembrando, sempre, que o abrigamento é medida de exceção, não devendo ser tomada como regra.
TJ / MS
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar