Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de maio de 2021
Busca
Brasil

Caminhos do Sabor é lançado nesta terça-feira em Campo Grande

2 Ago 2010 - 13h10Por Fátima News com assessoria

Unir turismo e gastronomia é a proposta do projeto Caminhos do Sabor, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, que será lançado nesta terça-feira dia 3 de agosto, às 8 horas, em Campo Grande (MS).

 

O projeto, que percorre o Brasil desbravando pratos que alimentam e agradam brasileiros de norte a sul, tem a proposta de valorizar os sabores locais e atrair o turista à mesa. “Para aumentar a competitividade turística e gastronômica dos lugares é necessário melhorar a qualidade da alimentação fora do lar”, explica a assistente do projeto, Adriana Carvalho.

 

Segundo ela, isso é viabilizado por meio de treinamentos para profissionais do setor, em manipulação correta de alimentos, atendimento ao público, línguas estrangeiras. “Se o garçom quiser, ele poderá aprender outros idiomas e atender melhor”, cita o presidente da Abrasel em Mato Grosso do Sul, Paulo Ortiz.

 

Desde 2008, quando teve início, o Caminhos do Sabor já ganhou adeptos em praticamente todos os estados brasileiros, já que levanta a bandeira para um prato típico, em cada cidade participante. No Estado, Bonito, Campo Grande e Corumbá entraram para o roteiro.

 

O enfoque principal é melhorar o setor de gastronomia já que, segundo pesquisa realizada pela Abrasel na Capital, as opções de lugares onde encontrar pratos regionais são restritas. “No meu restaurante, o carro-chefe é o arroz carreteiro, com carne de sol e banana-da-terra”, destaca Paulo Ortiz, que também é empresário do ramo e tem apreço pelo sabor regional.

 

Em todas as partes, são várias as opções para quem se dispõe a conhecer novos sabores. O homem que comeu de tudo, de Jeffrey Steingarten, por exemplo, não provou o arroz carreteiro, o caribéu, o cheiro de carne, peixe, mandioca, o pequi, as especiarias, o tempero caseiro e a lenha queimada, que são alguns dos muitos aromas sul-mato-grossenses e que podem conquistar os visitantes. O livro detalha com humor os pratos mais exóticos que o autor provou em suas viagens, mas para a infelicidade deste crítico gastronômico, não passou por estas bandas.

 

Serviço

 

O lançamento do projeto Caminhos do Sabor acontece no próximo dia 3 de agosto, às 8 horas, na sede da Abrasel, em Campo Grande. O endereço fica na avenida Noroeste, 5144, anexo da Morada dos Baís, Centro. O projeto é uma parceria entre Abrasel, Sebrae e Ministério do Turismo.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Divulgação/Instagram LUTO NA MÚSICA
MC Kevin morre aos 23 anos no Rio de Janeiro
SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe