Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 23 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Caminhos do Sabor é lançado nesta terça-feira em Campo Grande

2 Ago 2010 - 13h10Por Fátima News com assessoria

Unir turismo e gastronomia é a proposta do projeto Caminhos do Sabor, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, que será lançado nesta terça-feira dia 3 de agosto, às 8 horas, em Campo Grande (MS).

 

O projeto, que percorre o Brasil desbravando pratos que alimentam e agradam brasileiros de norte a sul, tem a proposta de valorizar os sabores locais e atrair o turista à mesa. “Para aumentar a competitividade turística e gastronômica dos lugares é necessário melhorar a qualidade da alimentação fora do lar”, explica a assistente do projeto, Adriana Carvalho.

 

Segundo ela, isso é viabilizado por meio de treinamentos para profissionais do setor, em manipulação correta de alimentos, atendimento ao público, línguas estrangeiras. “Se o garçom quiser, ele poderá aprender outros idiomas e atender melhor”, cita o presidente da Abrasel em Mato Grosso do Sul, Paulo Ortiz.

 

Desde 2008, quando teve início, o Caminhos do Sabor já ganhou adeptos em praticamente todos os estados brasileiros, já que levanta a bandeira para um prato típico, em cada cidade participante. No Estado, Bonito, Campo Grande e Corumbá entraram para o roteiro.

 

O enfoque principal é melhorar o setor de gastronomia já que, segundo pesquisa realizada pela Abrasel na Capital, as opções de lugares onde encontrar pratos regionais são restritas. “No meu restaurante, o carro-chefe é o arroz carreteiro, com carne de sol e banana-da-terra”, destaca Paulo Ortiz, que também é empresário do ramo e tem apreço pelo sabor regional.

 

Em todas as partes, são várias as opções para quem se dispõe a conhecer novos sabores. O homem que comeu de tudo, de Jeffrey Steingarten, por exemplo, não provou o arroz carreteiro, o caribéu, o cheiro de carne, peixe, mandioca, o pequi, as especiarias, o tempero caseiro e a lenha queimada, que são alguns dos muitos aromas sul-mato-grossenses e que podem conquistar os visitantes. O livro detalha com humor os pratos mais exóticos que o autor provou em suas viagens, mas para a infelicidade deste crítico gastronômico, não passou por estas bandas.

 

Serviço

 

O lançamento do projeto Caminhos do Sabor acontece no próximo dia 3 de agosto, às 8 horas, na sede da Abrasel, em Campo Grande. O endereço fica na avenida Noroeste, 5144, anexo da Morada dos Baís, Centro. O projeto é uma parceria entre Abrasel, Sebrae e Ministério do Turismo.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso
Na Pandemia, filas são imensas na CEF de Fátima do Sul-MS AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera hoje saques do auxílio emergencial para mais 3,6 milhões
uma greve foi deflagrada em protesto contra uma proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. CORREIOS
Após 5 dias de greve, os Correios devem retornar por determinação do TST
No Brasil, diversos concursos públicos estão disponíveis. CONCURSOS
CRM-MS abre concurso com salários de até R$ 5 mil
 O empresário Eliel Moreira, seu Claudemir e sua família SOLIDARIEDADE
Amigos se unem e compram carro para catator de reciclagem
Cissa Amaral morreu no local e Sebastião Faria foi socorrido ACIDENTE FATAL
Enfermeira morre e policial civil fica ferido em acidente de moto