Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Câmara fará eleições indiretas para governador em 30 dias no DF

20 Mar 2010 - 05h30Por Terra

Após reunião com desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta sexta-feira, deputados distritais concluíram pela convocação de eleição indireta para governador em até 30 dias.

O prazo começou a contar ontem, data da publicação da decisão do TRE-DF deferindo o pedido de perda de mandato do governador cassado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM).

"A eleição será feita com base na legislação eleitoral e na Constituição", disse o presidente interino da Câmara Distrital, Cabo Patrício (PT). Ele informou que a mesa diretora da Casa vai se reunir na próxima semana para discutir o processo da eleição indireta e que a Procuradoria da Câmara do DF também será consultada.

Questionado sobre a possibilidade de se esperar eventuais recursos apresentados pela defesa do governador cassado, Patrício negou que isso ocorrerá. "Independente do recurso ou não, o prazo começou a contar desde ontem", afirmou.

Apenas no caso de a defesa de Arruda conseguir uma liminar com efeito suspensivo no Tribunal Superior Eleitoral é que o prazo pode ser interrompido. "Mas, por enquanto, o prazo está correndo", disse.

O deputado Milton Barbosa (PSDB) também foi contra a espera de eventuais recursos para se tomar uma decisão. "E se o recurso não sair nos 30 dias, como fica?", afirmou.

Os advogados de Arruda têm até segunda-feira para apresentar recursos tanto no TRE como no TSE. O prazo de três dias também começou a valor ontem, depois da publicação da decisão do Tribunal Regional no Diário de Justiça do DF e da notificação à Câmara Legislativa.

Impeachment
Cabo Patrício afirmou que a tramitação do processo de impeachment terá continuidade, apesar da cassação de Arruda. "Os processos de impeachment e também a autorização para que o governador Arruda seja processado vai continuar correndo normalmente o prazo, até porque pode haver de ele conseguir uma liminar no TSE. Então vamos deixar o prazo correndo pra que o réu não seja beneficiado", afirmou.

O candidato ao cargo de Arruda, na opinião do petista Paulo Tadeu, deverá ter o compromisso de não utilizar o tempo que estiver no comando do DF para "cacifar" uma eventual candidatura à reeleição.

"Se a Câmara errar na escolha, vai dar um passo decisivo para a intervenção", disse o parlamentar. Ele defendeu que a sociedade civil acompanhe o processo de escolha do novo governador, que, no entanto, ficará restrito aos 24 deputados distritais.

"É preciso que não só os deputados, mas também a sociedade civil participe desse momento, para que o compromisso seja com a sociedade e não só com os parlamentares", disse.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho