O plenário da Câmara dos Deputados decide hoje se o dia 11 de maio de 2007 será apenas uma homenagem ao frei franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão, o frei Galvão, ou se será feriado, conforme o texto original. A tendência, no entanto, é que os deputados rejeitem transformar a data em feriado para não prejudicar o mercado financeiro.
A Comissão de Educação da Câmara aprovou emenda que transforma a data apenas em homenagem ao frei, sem feriado nacional. Se a emenda for rejeitada pelo plenário, valerá o projeto do Senado que instituiu o feriado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda teria que sancionar o projeto em tempo recorde para o feriado vigorar já na próxima sexta-feira.
Pela proposta do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o dia 11 de maio de 2007 seria transformado em feriado nacional - data em que frei Galvão será canonizado pelo papa Bento 16 em missa no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.
Frei Galvão será o primeiro brasileiro nato a ser declarado santo pelo Vaticano. Madre Paulina, feita santa por João Paulo 2º em 2002, passou a maior parte da vida no Brasil, mas nasceu na Itália.
Folha Online
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar