Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
DOURADOS

Câmara de Dourados pode ganhar mais 5 vereadores hoje

23 Fev 2010 - 06h45Por Diário MS
A polêmica sobre o aumento do número de vereadores continua repercutindo em Mato Grosso do Sul. Dourados, por exemplo, poderá ganhar hoje mais cinco vereadores. Isso porque o TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul julga hoje, às 8h, o recurso ingressado pelos suplentes Laudir Munaretto (PMDB), Walter Hora (PPS), Geraldo Sales (PSDC), Elias Ishy (PT) e Edvaldo Moreira (PDT).

Os suplentes tentam garantir uma vaga no legislativo douradense baseados em uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), definindo que prevalece o número de vagas previsto na Lei Orgânica vigente em cada município. Em Dourados, a Lei Orgânica, alterada em abril de 2008 pela Câmara de Vereadores, prevê o aumento de 12 para 17 o número de vereadores.

No entanto, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de MS não tem seguido a recomendação, amparando-se apenas pela decisão do STF (Superior Tribunal Federal), que suspendeu a posse de suplentes de vereador beneficiados pela emenda constitucional que criava 7,6 mil vagas nas câmaras municipais de todo o país, para barrar o ingresso dos suplentes.

Diante da situação, em novembro do ano passado, os suplentes douradenses resolveram recorrer a Justiça comum. Em primeira instância, o juiz da 4ª Vara Civil de Dourados, Jairo Luiz de Quadros, indeferiu o pedido dos suplentes. Eles recorreram ao TJ e aguardam com expectativa o posicionamento do tribunal. O caso está sendo comandado pelo desembargador Rêmolo Leteriello, que será o responsável pela apresentação do parecer aos demais membros do TJ. “Estamos muito esperançosos quanto à decisão do tribunal. O desembargador Rêmolo Leteriello irá apresentar seu posicionamento sobre o caso. Depois disso, ficará a cargo dos demais membros da turma decidir se acatam ou não o parecer. Caso a decisão seja favorável, poderemos ser empossados ainda amanhã [hoje]”, comentou o suplente Laudir Munaretto.

Atualmente, suplentes de nove cidades de MS pleiteiam judicialmente uma vaga no legislativo municipal. No entanto, apenas em Corumbá e Itaporã, os suplentes conseguiram decisões judiciais favoráveis que garantiram a posse. Em Corumbá, foram empossados os suplentes Maria Cristina Lanza (PT); Roberto Gomes Façanha (PMDB); Antônio Juliano de Barros (ex-PDT e hoje PSDB) e João Lucas Martins (PP). Já em Itaporã, foram empossados vereador Sérgio Roberto Barcellos (PT), o “Sérgio Gaúcho”, e Edio Barbosa Barreto (DEM).

Além de Dourados, também lutam por uma vaga no legislativo municipal os suplentes das cidades de Três Lagoas, Nova Andradina, Navirai, Itaquirai, Ribas do Rio Pardo e Rio Verde.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados