Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 25 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Calotes com cheques sem fundos aumentam em fevereiro

22 Mar 2011 - 09h26Por

O volume de cheques sem fundos aumentou em fevereiro, na comparação com janeiro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (21) pela empresa de análise de crédito Serasa Experian.

As despesas de início de ano - como IPTU, IPVA e reajustes em mensalidades escolares – e o crédito mais caro, devido à alta dos juros básicos – a Selic –, empurraram os consumidores para o cheque, de acordo com a pesquisa.

O percentual de cheques devolvidos em todo o país por insuficiência de fundos ficou em 1,83% no0 mês passado, na comparação mensal, contra 1,70% em relação a janeiro.

  • Os cheques sem fundos voltaram a subir em fevereiro 2010, na comparação com janeiro, por conta do maior comprometimento de renda do consumidor com dívidas. Neste período, as compras parceladas no Natal, os gastos nas férias e as despesas típicas de início de ano (IPTU, IPVA e despesas escolares) pressionam o orçamento familiar e abrem espaço para os cheques sem fundos.

Além disso, diz a Serasa, o aumento da Selic, que é a referência para todas as demais taxas de juros praticadas no país, complicou as finanças do brasileiro no período.

O Banco Central tem elevado a taxa básica como forma de combater a inflação – através do encarecimento do crédito e, consequentemente, da inibição do consumo.

Os consumidores com dívidas mais caras - como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, por a exemplo – tiveram, assim, menos recursos disponíveis para o pagamento de outros compromissos e apelaram para o cheque.

A perspectiva é de que os cheques sem fundos possam aumentar nos meses de março e maio, quando historicamente ocorrem picos. Para o 2º semestre, o indicador estará sujeito à intensidade do aperto monetário e seu sucesso em reduzir a inflação – além do ritmo do endividamento do consumidor.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro