Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

Calor intenso já era esperado por especialistas por causa do El Nino

25 Nov 2009 - 17h49Por Notícias.MS

O Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec) informou que amanhã (26) haverá calor forte em todo o estado, com a possibilidade de temporais na região sudoeste. A umidade relativa do ar deve permanecer em 85%. Mínima prevista de 22 e máxima de 26 graus.

O calor intenso tem permanecido em todo o Estado desde o início da semana com chuvas intensas em algumas regiões e nenhuma em outras. Esta situação tem a ver com o fenômeno climático El Nino, que na opinião do agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Cláudio Lazzarotto, é normal. “Considerando que este ano temos a influência do El Nino, estamos dentro da normalidade. É o que chamamos de normal dentro da anormalidade. Temos regiões com maior freqüência de chuvas e outras com menos ou nenhuma. Isso já era esperado”, informou.

Lazzarotto informou também que mesmo com a influência do El Nino não há como perceber prejuízos como, por exemplo, na agricultura. “Alguma ou outra lavoura pôde ter tido alguma perda, mas só com uma seca grande. Até o momento não percebemos muita diferença no clima em relação ao mesmo período do ano passado. De maneira geral, a distribuição regular das chuvas deste ano é igual ao de 2008”, avaliou.

Hoje (25) apesar da sensação de calor, a umidade relativa do ar está dentro da normalidade, em torno de 50%. “A umidade entre 20 e 30% deve gerar atenção, mas o que estamos vivendo é próprio da transição da primavera para o verão. É quando o sol tem incidência maior sobre nós e a sensação de forte calor”, disse a meteorologista da Cemtec, Cátia Braga.  

Cátia Braga explica que as chuvas não chegam por causa da alta pressão que disparou. “Esta alta pressão impede a formação de nuvem de chuva. As frentes frias até chegam no estado do Rio Grande do Sul mas estão desviando para o Oceano”, explicou. A expectativa para o mês de dezembro é para chuvas e temperaturas acima da normalidade.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego
+ AUMENTO
Gás de cozinha fica mais caro a partir desta segunda feira, 14