Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Calor intenso já era esperado por especialistas por causa do El Nino

25 Nov 2009 - 17h49Por Notícias.MS

O Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec) informou que amanhã (26) haverá calor forte em todo o estado, com a possibilidade de temporais na região sudoeste. A umidade relativa do ar deve permanecer em 85%. Mínima prevista de 22 e máxima de 26 graus.

O calor intenso tem permanecido em todo o Estado desde o início da semana com chuvas intensas em algumas regiões e nenhuma em outras. Esta situação tem a ver com o fenômeno climático El Nino, que na opinião do agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Cláudio Lazzarotto, é normal. “Considerando que este ano temos a influência do El Nino, estamos dentro da normalidade. É o que chamamos de normal dentro da anormalidade. Temos regiões com maior freqüência de chuvas e outras com menos ou nenhuma. Isso já era esperado”, informou.

Lazzarotto informou também que mesmo com a influência do El Nino não há como perceber prejuízos como, por exemplo, na agricultura. “Alguma ou outra lavoura pôde ter tido alguma perda, mas só com uma seca grande. Até o momento não percebemos muita diferença no clima em relação ao mesmo período do ano passado. De maneira geral, a distribuição regular das chuvas deste ano é igual ao de 2008”, avaliou.

Hoje (25) apesar da sensação de calor, a umidade relativa do ar está dentro da normalidade, em torno de 50%. “A umidade entre 20 e 30% deve gerar atenção, mas o que estamos vivendo é próprio da transição da primavera para o verão. É quando o sol tem incidência maior sobre nós e a sensação de forte calor”, disse a meteorologista da Cemtec, Cátia Braga.  

Cátia Braga explica que as chuvas não chegam por causa da alta pressão que disparou. “Esta alta pressão impede a formação de nuvem de chuva. As frentes frias até chegam no estado do Rio Grande do Sul mas estão desviando para o Oceano”, explicou. A expectativa para o mês de dezembro é para chuvas e temperaturas acima da normalidade.  

 

Leia Também

# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 10,3 mil casos e 284 mortes em 24 horas