Menu
SADER_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Calendário destaca 48 principais eventos dos 6 cidades de MS

2 Dez 2005 - 16h18
O Calendário 2006 da Costa Leste de Mato Grosso do Sul, lançado oficialmente nesta sexta-feira, 2, na sede do Sebrae em Campo Grande, reúne os 48 principais eventos turísticos dos seis municípios que compõem a região: Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas.

Entre as competições, feiras e mostras relacionadas estão eventos tradicionais como, por exemplo, a Festa de São Sebastião, em Aparecida do Taboado, acontecimento religioso promovido no dia 19 de janeiro e que tem mais de 100 anos, até iniciativas que procuram atrair um público alternativo, como o Carnaval Tribal, que é realizado em Três Lagoas, entre os dias 24 e 28 de janeiro, e que reúne as margens do Rio Sucuriú, tribos urbanas interessadas em curtir muito rock, reggae, MPB e música regional.

Junto com o calendário de eventos da região foi lançado também o Mapa Turístico de Três Lagoas, um instrumento de divulgação e comercialização dos atrativos turísticos do município que relacionada e propicia a localização com grande facilidade dentro da cidade de pontos turísticos, lojas, agências de turismo, bares, restaurantes, bancos, instituições públicas e privadas, locadoras de veículos e prestadoras de serviço, etc.

O desenvolvimento e o lançamento do Calendário de Eventos da Costa Leste foi uma iniciativa da Associação de Municípios do Alto Paraná (Unipar) através da Câmara Técnica de Turismo da Costa Leste, em parceria com a Fundação de Estado de Turismo (Fundtur), Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), Sebrae, Jaçanã Turismo, Petrobras – Termoelétrica de Três Lagoas e das prefeituras dos municípios da região.

Enquanto que na criação do Mapa Turístico de Três Lagoas a iniciativa foi da Unipar em parceria com a Local Comunicação, prefeitura do município, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Criativa Print e contou com o apoio do Conselho Municipal de Turismo, Sebrae e Caricaturas.

Lançamento – Durante a solenidade de lançamento do Calendário e do Mapa, a diretora técnica do Sebrae, Rose Ane Vieira, destacou que a entidade cada vez mais interiorizará suas ações, e que através de suas unidades instaladas nos municípios de Três Lagoas, Dourados, Corumbá e Coxim (que será inaugurada no começo de 2006), as atividades econômicas do interior serão potencializadas.

“Não adianta termos uma Capital desenvolvida e os municípios do interior enfrentando uma situação difícil, é preciso que o Estado se desenvolva com um todo, e para isso acreditamos que o turismo tenha um potencial imenso, porque pesquisas já nos mostraram que a atividade turística é a que mais agrega valor a outros setores da economia local, como o artesanato, os bares e restaurantes, a hotelaria e o comércio”, comentou.

Já o presidente da Câmara Técnica de Turismo da Unipar, Idevaldo Garcia, lembrou que com ações como a criação do Calendário de Eventos e do Mapa Turístico de Três Lagoas, a região mostra que cada vez mais o Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo, se estrutura, se solidifica e que a maior prova disso são os novos parceiros que vem se agregando a todo esse processo.

A prefeita de Santa Rita do Pardo e presidente da Unipar, Eledir Barcelos de Souza, destacou que o Calendário será um importante instrumento de divulgação de toda a região perante o Estado e também em todo o País, e que o Mapa Turístico lançado por Três Lagoas, é um exemplo a ser seguidos pelos outros municípios. “Hoje temos em Santa Rita do Pardo algumas das mais belas cachoeiras do Estado, mas ninguém conhece. Precisamos estruturar esses atrativos e depois utilizar instrumentos como o Mapa Turístico, para divulgá-los”, ressaltou.

Por outro lado, a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet, considerou os lançamentos um verdadeiro “reinício” para a atividade turística não somente em seu município mais em toda a Costa Leste. “Temos um imenso potencial e essas ferramentas vão nos ajudar a explorar da melhor maneira possível isso, para gerar desenvolvimento para nossa região”, enfatizou.

No encerramento do evento, o senador Ramez Tebet destacou a capacidade de mobilização dos municípios em torno desse projeto de desenvolvimento do turismo, disse que essa união demonstrada é o que vem garantindo sucessos nas iniciativas desenvolvidas, e colocou a disposição para ser mais um parceiro nesse trabalho.

Autoridades – O evento reuniu um grande número de autoridades. Participaram do lançamento também o diretor administrativo e financeiro do Sebrae, André Simões, os prefeitos Nelsinho Trad Filho (Campo Grande), Antônio de Pádua Tiago (Brasilândia) e Antônio Eduardo de Lima (Anaurilândia), o ex-prefeito de Campo Grande, André Puccinelli, o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Juliano Berton, além de vereadores, secretários municipais e representantes de empresas, entidades e instituições dos seis municípios da região.
 
 
 
 
MS Noticias

Leia Também

BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)
FOTO: REDES SOCIAIS DESCARGA FATAL
Jovem morre ao desligar geladeira da tomada após queda de raio