Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Caixa quer diversificar e prevê captação de recursos no Brasil

12 Fev 2010 - 14h32Por Folha Online
Dentro da estratégia de aumentar cada vez mais sua participação nas operações de crédito no país e esperando um crescimento na demanda neste ano, a Caixa Econômica Federal quer diversificar suas fontes de financiamento. "Estamos trabalhando com as fontes tradicionais de financiamento, mas também vamos trabalhar fortemente com captação", afirmou o vice-presidente de Finanças da instituição, Márcio Percival.

De acordo com ele, ainda que esteja forte financeiramente, a Caixa quer buscar fundos de médio e longo prazo, visando o aumento na demanda das empresas por esse tipo de crédito para elevar seus investimentos. "2010 será um ano muito apoiado em investimentos", disse. "A necessidade do mercado é de "funding" a longo prazo."

A estratégia da Caixa contempla basicamente dois instrumentos de captação: as chamadas Letras Financeiras, em fase de regulamentação pelo governo, para obter recursos no mercado interno, e a emissão de bônus no exterior.

As Letras Financeiras foram criadas por medida provisório em dezembro de 2009. Elas representam um empréstimo tomados pelos bancos, através de um título. A diferença deste título é que os credores não poderão resgatar os recursos antes do vencimento do papel --a alternativa seria vender o título no mercado secundário.

As LTs devem ser regulamentadas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) em março, e, segundo Percival, a Caixa deve começar a emitir esses títulos cerca de um mês e meio após a data. De acordo com ele, o banco pretende captar cerca de R$ 3 bilhões por meio deste instrumento, e apenas entre grandes investidores.

Além disso, a Caixa pretende seguir os passos do Banco do Brasil e também captar recursos no exterior, através da emissão de bônus. "Nós temos claro que há um mercado lá fora", afirmou Percival.

Segundo ele, que a intenção do banco seria realizar a operação já neste primeiro semestre. "Mas não sei se dá tempo", disse, ressaltando que, sendo assim, a captação seria realizada no início da segunda metade do ano.

O índice de Basileia do banco estava em 17,5% ao final do quarto trimestre de 2009, o que, de acordo com o vice-presidente de Controle de Risco, Marcos Vasconcelos, possibilitaria à Caixa dobrar sua carteira de crédito, que fechou 2009 em R$ 124,4 bilhões, com crescimento de 55,3%.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro