Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 20 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Caem 27% o total de novos casos de Hanseníase

27 Jan 2011 - 14h38Por Maxpress

Comemorado em 30 de janeiro, o Dia mundial da Luta Contra a Hanseníase desse ano traz a notícia de que houve redução de 27% no total de casos novos, segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde entre o período de 2003 e 2009.

O País já havia superado, em 2009, a meta prevista para 2011 do indicador do coeficiente de detecção da doença em menores de 15 anos, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Mais Saúde. Esse indicador permite monitorar o índice de transmissão da doença, utilizando como base crianças e adolescentes. Ele foi adotado como principal indicador de monitoramento da doença.

Levantamento inédito do Ministério da Saúde revela a redução de 27,5% no total de casos novos entre 2003 e 2009. Passaram de 51.941 casos em 2003 para 37.610 em 2010. No mesmo período, o número de serviços com pacientes em tratamento de hanseníase aumentou em 45,9%. Nos últimos dez anos houve avanço das ações de controle da hanseníase no País. Foi alcançada em 2010, a inclusão de cerca de 90% dos serviços de saúde.

SUS oferece tratamento gratuito e diagnóstico precoce evita avanço da doença

A hanseníase é infecciosa e atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O comportamento da doença é desigual nas diferentes regiões do País. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. Os principais sintomas e sinais da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas formigam e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

É importante que ao perceber algum sinal, a pessoa com suspeita da doença não se automedique e procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo. A hanseníase tem tratamento e cura. A doença pode causar deformidades físicas, evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento pode durar de seis a doze meses, se seguido corretamente.

Política nacional estabelece ações

A Política Nacional de Controle da Hanseníase (PNCH) tem como objetivo oferecer que as pessoas portadoras da doença sejam atendidas nas suas necessidades e direitos. É responsabilidade dos órgãos competentes promover o controle, com o diagnóstico precoce, o tratamento e a cura. O PNCH também estabelece as ações a serem desenvolvidas: incentivar a garantia de acesso, o acolhimento e o atendimento de qualidade aos usuários.

Outras medidas a serem tomadas são melhoria do ambiente e das condições de trabalho, a ampliação e o aprimoramento da rede de serviços da atenção primária, especializada ambulatorial e hospitalar, construção e implementação das linhas de cuidado. As ações do Plano organizam-se em cinco áreas: vigilância epidemiológica; gestão; atenção integral; comunicação e educação e pesquisa.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS
OLHA A HISTÓRIA
Mulher fica em coma por 17 dias após tomar remédio para cólica

Mais Lidas

Foto: reprodução internetNOVA FRENTE FRIA
Nova frente fria derruba temperaturas em MS; confira a previsão
EXPORAMA 2024EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Nivalda Pinheiro, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Mulher pode ter matado filho na capital paraguaia / Reprodução ABC ColorTRAGÉDIA FAMILIAR
Mãe mata filho de 05 anos enforcado e é achada morta
Brasil
Conheça os finais dos principais personagens de "América"