Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Caderneta do Idoso chega a 13 milhões de pessoas

24 Mar 2010 - 14h46Por Ministério da Saúde
O índice de quedas e os acidentes de trânsito continua sendo um importante fator de risco para a saúde da população nesse faixa etária

O Ministério da Saúde forneceu 13 milhões de caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, desde 2007, segundo balanço realizado durante o Encontro Nacional de Coordenadores de Saúde do Idoso, realizado em Salvador.

A publicação, além de trazer informações importantes sobre os cuidados com essa população, registra o histórico de saúde e acompanhamento da pessoa com mais de 60 anos. Até o final deste ano, a meta do Mais Saúde é entregar 19 milhões unidades.

Segundo a consultora técnica, Elen Pernin, o Ministério da Saúde vem realizando uma importante ação de apoio às iniciativas de capacitação de profissionais para o preenchimento adequado da caderneta.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que 75% dos municípios brasileiros vêm desenvolvendo esse tipo de treinamento treinamentos. O principal público são pessoas com nível médio e superior e agentes comunitários de saúde.

“Com essas ações o Ministério espera aumentar o controle sobre doenças e agravos, reduzir as incapacidades e dependências do idoso e evitar progressão para seqüelas e complicações”, explica a coordenadora de Saúde do Idoso, Luiza Machado.

ACIDENTES - O índice de quedas e os acidentes de trânsito mantém continua sendo um importante fator de risco para a saúde da população nesse faixa etária. Elas representam 61% e 14%, respectivamente, dos 3.209 atendimentos de idosos notificadas em serviços de urgência e emergência durante o inquérito Viva.

São números consolidados para o ano de 2007. Hoje os casos de violência doméstica, sexual, auto-provocadas e outras violências cometidas contra pessoas idosas são obrigatoriamente notificados pelo Vigilância de Violências e Acidentes (Viva).

Uma rede formada pelos serviços municipais, informa às secretarias estaduais de saúde, que por sua vez notificam o Ministério da Saúde sobre os casos.

“Os dados revelam os casos graves, que chegam aos hospitais de urgência e as lesões leves e moderadas”, comenta a coordenadora da área técnica de Vigilância e Prevenção de Violência e Acidentes, Marta Silva, do Ministério da Saúde.

Para ela, há outros casos, que não chegam ao pronto atendimento, o que amplia esse problema de saúde pública.

A partir das notificações, o Ministério da Saúde, compila as estatísticas e constrói ações de prevenção e promoção da saúde. Por exemplo, no trânsito, os acidentes com idosos acontecem principalmente com pedestres (36%), bicicletas (16%), automóvel (15%) e motocicleta (14%).

Os tipos de violência contra idosos, mais comuns notificados pela vigilância são: 92% física e 20% psicológica. Dentre o perfil dos agressores em 34% das vezes é um familiar.

A rede Viva articula-se com 255 Núcleos de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde (NPVPS), sendo 216 secretarias municipais de saúde, 21 secretarias estaduais , 16 instituições acadêmica e 2 ONGs. Por meio dos dados coletados, são acionadas ações de prevenção.

ENVELHECIMENTO - O Brasil será um país de pessoas idosas a partir de 2050, quando a população será de 63 milhões de pessoas acima de 60 anos. Se em 1980 eram 10 idosos para cada 100 jovens, em 2050 serão 172 idosos para cada 100 jovens.

A expectativa reflete na melhora da esperança de vida ao nascer, que saiu de 43,3 anos, na década de 1950, para 72,5 anos em 2007 (sexo feminino). Além disso, a média de filhos por mulher em idade fértil deverá diminuir. Se está em 1,9 filhos, chegará em 2030 a ser negativa de -0,05.

Os dados foram apresentadas, pelo Coordenador Técnico do Censo Demográfico, Joilson de Souza, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – BA. “O desequilíbrio entre a quantidade de idosos e a proporção de crianças é preocupante”, alertou Souza. Hoje, a maior proporção de idosos está principalmente nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraíba.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho