Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Cadastro que formaliza pequenos empresas sai em 15 dias

3 Out 2009 - 10h31Por Conjuntura

O cadastro da Receita Federal para a formalização de microempreendedores individuais deve ser liberado, para Mato Grosso do Sul, em cerca de duas semanas.

Prevendo o início das operações de formalização de empresários cuja receita acumulada no ano não ultrapasse R$ 36 mil, o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), sancionou a Lei Complementar nº 142, instituindo o regime tributário diferenciado, que engloba também o Simples Nacional.

O secretário municipal de Receita, José César de Oliveira Estoduto, explica que, na realidade, as normas do Simples Nacional já estavam em aplicação desde a publicação da Lei Complementar Federal nº 123, que estabeleceu o Estatuto da Microempresa e unificou a cobrança de impostos.

“Uma lei federal é autoaplicável, mas quando ela vem, vem seca. Nós publicamos para dar uma debulhada nas regras”, explica.

A regulamentação da lei foi assinada pelo prefeito em julho deste ano, durante a realização do I Seminário de Prefeitos Empreendedores, realizado pelo Sebrae.

O presidente do Conselho Deliberativo do órgão, Luis Cláudio Sabedoti Fornari, destaca que a aplicação da legislação possibilita a atração de mais negócios.

Das regras previstas pela Lei Federal nº 123, a possibilidade de formalização dos microempreendores individuais é a grande novidade recepcionada pela legislação municipal e que busca tirar pequenos empresários da informalidade.

Costureiras, cabeleireiras, artesãos, manicures e diversos outros profissionais com faturamento até R$ 36 mil poderão ser formalizados como pessoas jurídicas, passando a ter direitos como aposentadoria por idade, por invalidez, licença-maternidade e, ainda, o pleito de empréstimos.

O microempreendedor fica isento do pagamento do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), CSLL (Contribuição Social sobre Lucr o Líquido), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), PIS (Programa de Integração Social) e do INSS patronal.

A cobrança de impostos será feita através do Documento de Arrecadação do Simples, que corresponde a 11% do salário mínimo (destinado ao INSS do empresário), ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto Sobre Serviços).

Apesar do cadastro da Receita Federal ainda não estar liberado para Mato Grosso do Sul, o secretário de Receita recomenda que os interessados em sair da informalidade procurem um contabilista ou o Sebrae, que os orientarão sobre os procedimentos necessários.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas , Ruberlei Bugarelli, ressalta que somente as empresas de contabilidade cadastradas no Simples Nacional estão habilitadas a prestar este serviço gratuitamente.

Mais informações sobre a lei do Microempreededor Individual podem ser acessadas no site do sindicato (www.sesconms.org.br) no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS