Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 6 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Caarapó tem centro de referência da assistência social indígena

17 Mai 2007 - 14h38

Com o objetivo de desenvolver ações e executar serviços básicos continuados à população da Reserva Indígena Te´yikue, com foco no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com direito à proteção social da comunidade Guarani-Kaiowá, a prefeitura de Caarapó implantou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no núcleo indígena do Município. A formação da equipe ocorreu em abril de 2006 e é composta por uma psicóloga, uma assistente social e uma assistente administrativa.

 

O CRAS funciona em sede própria, inaugurada em dezembro do ano passado. O prédio possui três salas de atendimento multiprofissional e um salão para reuniões sócio-educativas.  O núcleo é responsável pelo atendimento a cerca de quatro mil índios.

 

“Diante de todo o processo de construção do trabalho e formação de vínculos, acreditamos que o caráter intitulado ‘ensinar a pescar, e não em dar o peixe’, perpassa simplesmente uma metáfora, exigindo que o ser humano deseje a sua emancipação, encontrando dentro de si a sua auto-estima, as habilidades, a força e os sonhos”, declara a assistente social Joyce Aparecida Codonho, que, ao lado da psicóloga Ludimara Zanforlin e da assistente administrativa Talita Martins, compõe a equipe do CRAS indígena. Ela acrescenta que “o crescimento da pessoa precisa ser, primeiro, pessoal, para depois transformar a sociedade à sua volta, gerando a perspectiva de que a vida seja um palco de transformações e que o indivíduo seja autor de sua própria história”.

 

Joyce Codonho destaca o apoio da administração do prefeito Mateus Palma de Farias (PR) às ações do CRAS indígena, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social. “Há uma preocupação clara do dirigente municipal em relação à melhoria da qualidade de vida da população indígena de Caarapó”, conclui.

 

 

 

Fátima News

Deixe seu Comentário

Leia Também

REINFECÇÃO EM ALERTA
Novo coronavírus tem segundas novas ondas de reinfecção e acendem sinal de alerta
FÁTIMA DO SUL - DICA CIA DO BICHO
Saiba o que são rações terapêuticas, Cia do Bicho destaca vários tipos, confira
BRASIL - 96.326 MORTES
Brasil tem 2.817.473 casos de Covid-19, indica consórcio de veículos da imprensa em boletim das 13h
EXPLOSÃO EM BEIRUTE
Libanês se emociona e diz: Parecia uma bomba atômica, que acabou com tudo
BORA PRA BONITO - MS
Crie laços com a natureza em Bonito, MS!
LUTO NO CIRCO
Palhaço mais velho do Brasil morre aos 77 anos vítima de coronavírus
TRAGEDIA NA RODOVIA
Familia se despede de parentes mortos em acidente na BR-277
NA CASA DELE
Tio estupra criança de 4 anos e dá chocolate para ela não contar
BOCA DA ONÇA É NO MS
Maior cachoeira do MS, Boca da Onça retorna com muitas novidades, confira
ACIDENTE TRÁGICO
Vitimas do acidente na BR 177 são identificadas: 3 são da mesma familia