Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 28 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Caarapó realiza forma alunos do Programa Brasil Alfabetizado

7 Out 2010 - 15h20Por Fátima News com assessoria

A Secretaria de Educação de Caarapó promoveu na noite de quarta-feira (6), na Câmara de Vereadores, a solenidade de formatura da oitava turma do Programa Brasil Alfabetizado – Alfabetização de Jovens e Adultos. Um grande público, composto de familiares e convidados dos formandos, prestigiou o evento.

 

O Programa Brasil Alfabetizado é um esforço na área de educação de iniciativa do governo federal, em parceria com estados e municípios, que tem por objetivo promover a alfabetização de jovens e adultos, erradicando o analfabetismo. É uma rede de muitas pessoas reunidas para viverem juntas o trabalho de aprender e para aprenderem juntas o ofício do saber.

 

A iniciativa visa também proporcionar aos jovens e adultos a oportunidade de olhar o mundo com os próprios olhos, escrevendo a vida com a própria letra em busca da construção de um mundo mais justo e digno.

 

Em Caarapó, o programa existe desde 2003 e já formou mais de mil alunos. Somente este ano, mais de 160 jovens e adultos concluíram as aulas do Brasil Alfabetizado, que continua no ano que vem.

 

A formanda Maria Rodrigues Escobar, que tem 62 anos e não pôde freqüentar a escola quando criança, mostrou que aproveitou bem as aulas do programa: leu com desenvoltura um poema escrito pelos alunos da sua turma. Ela também disse que agora pode ler as cartas que recebe dos parentes sem precisar pedir ajuda, pode entender as orientações e a bula dos remédios e até mesmo viajar sem medo de pegar o ônibus errado. A aposentada acrescenta que aprender a ler e escrever deu a ela uma “sensação de liberdade”.

 

A solenidade de formatura deste ano foi prestigiada pelo secretário de Obras da prefeitura de Caarapó, Roberto Maitan, que representou o prefeito Mateus Palma de Farias, pelo secretário municipal de Educação, Apolinário Candado, pelo vereador professor Pontinha, que representou o presidente da Câmara, vereador Manoel Batista de Souza, pelo comandante da Polícia Militar local, capitão Marco Antônio Kobayashi, e pela coordenadora do Programa em Caarapó, Edna Sanara de Araújo.

 

De acordo com o secretário Apolinário Candado, jovens e adultos eventualmente interessados em freqüentar o programa em nível local devem procurar a coordenação do projeto, na própria Secretaria Municipal de Educação, para saber os procedimentos de matrícula.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso