Menu
SADER_FULL
quarta, 28 de julho de 2021
Busca
Brasil

Caarapó realiza forma alunos do Programa Brasil Alfabetizado

7 Out 2010 - 15h20Por Fátima News com assessoria

A Secretaria de Educação de Caarapó promoveu na noite de quarta-feira (6), na Câmara de Vereadores, a solenidade de formatura da oitava turma do Programa Brasil Alfabetizado – Alfabetização de Jovens e Adultos. Um grande público, composto de familiares e convidados dos formandos, prestigiou o evento.

 

O Programa Brasil Alfabetizado é um esforço na área de educação de iniciativa do governo federal, em parceria com estados e municípios, que tem por objetivo promover a alfabetização de jovens e adultos, erradicando o analfabetismo. É uma rede de muitas pessoas reunidas para viverem juntas o trabalho de aprender e para aprenderem juntas o ofício do saber.

 

A iniciativa visa também proporcionar aos jovens e adultos a oportunidade de olhar o mundo com os próprios olhos, escrevendo a vida com a própria letra em busca da construção de um mundo mais justo e digno.

 

Em Caarapó, o programa existe desde 2003 e já formou mais de mil alunos. Somente este ano, mais de 160 jovens e adultos concluíram as aulas do Brasil Alfabetizado, que continua no ano que vem.

 

A formanda Maria Rodrigues Escobar, que tem 62 anos e não pôde freqüentar a escola quando criança, mostrou que aproveitou bem as aulas do programa: leu com desenvoltura um poema escrito pelos alunos da sua turma. Ela também disse que agora pode ler as cartas que recebe dos parentes sem precisar pedir ajuda, pode entender as orientações e a bula dos remédios e até mesmo viajar sem medo de pegar o ônibus errado. A aposentada acrescenta que aprender a ler e escrever deu a ela uma “sensação de liberdade”.

 

A solenidade de formatura deste ano foi prestigiada pelo secretário de Obras da prefeitura de Caarapó, Roberto Maitan, que representou o prefeito Mateus Palma de Farias, pelo secretário municipal de Educação, Apolinário Candado, pelo vereador professor Pontinha, que representou o presidente da Câmara, vereador Manoel Batista de Souza, pelo comandante da Polícia Militar local, capitão Marco Antônio Kobayashi, e pela coordenadora do Programa em Caarapó, Edna Sanara de Araújo.

 

De acordo com o secretário Apolinário Candado, jovens e adultos eventualmente interessados em freqüentar o programa em nível local devem procurar a coordenação do projeto, na própria Secretaria Municipal de Educação, para saber os procedimentos de matrícula.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Em dia de aumento de casos Brasil tem 1.333 óbitos por Covid - 19 nas últimas 24 horas
CONCURSO PÚBLICO
Caixa Econômica convocará 9 mil de concursos e abre mais mil vagas
BRASIL - 550.502 MORTES
Covid-19: país ultrapassa 550 mil mortes e tem 19,7 milhões de casos
COVID 19 NO BRASIL
Brasil registra 19,68 milhões de casos de covid-19 e 549,92 mil mortes
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online PREVISÃO DO TEMPO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
TRABALHO ESCRAVO
Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia
ATO OBSCENO
Homem é detido após entrar nu em culto evangélico
TRAIÇÃO
Vídeo: Mulher flagra marido com travesti dentro do carro e 'pancadaria come solta'
COVID 19 NO BRASIL
Brasil tem 1 órfão por covid a cada 5 minutos: 'Pensamos que crianças não são afetadas, mas sim
SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica