Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Caarapó realiza forma alunos do Programa Brasil Alfabetizado

7 Out 2010 - 15h20Por Fátima News com assessoria

A Secretaria de Educação de Caarapó promoveu na noite de quarta-feira (6), na Câmara de Vereadores, a solenidade de formatura da oitava turma do Programa Brasil Alfabetizado – Alfabetização de Jovens e Adultos. Um grande público, composto de familiares e convidados dos formandos, prestigiou o evento.

 

O Programa Brasil Alfabetizado é um esforço na área de educação de iniciativa do governo federal, em parceria com estados e municípios, que tem por objetivo promover a alfabetização de jovens e adultos, erradicando o analfabetismo. É uma rede de muitas pessoas reunidas para viverem juntas o trabalho de aprender e para aprenderem juntas o ofício do saber.

 

A iniciativa visa também proporcionar aos jovens e adultos a oportunidade de olhar o mundo com os próprios olhos, escrevendo a vida com a própria letra em busca da construção de um mundo mais justo e digno.

 

Em Caarapó, o programa existe desde 2003 e já formou mais de mil alunos. Somente este ano, mais de 160 jovens e adultos concluíram as aulas do Brasil Alfabetizado, que continua no ano que vem.

 

A formanda Maria Rodrigues Escobar, que tem 62 anos e não pôde freqüentar a escola quando criança, mostrou que aproveitou bem as aulas do programa: leu com desenvoltura um poema escrito pelos alunos da sua turma. Ela também disse que agora pode ler as cartas que recebe dos parentes sem precisar pedir ajuda, pode entender as orientações e a bula dos remédios e até mesmo viajar sem medo de pegar o ônibus errado. A aposentada acrescenta que aprender a ler e escrever deu a ela uma “sensação de liberdade”.

 

A solenidade de formatura deste ano foi prestigiada pelo secretário de Obras da prefeitura de Caarapó, Roberto Maitan, que representou o prefeito Mateus Palma de Farias, pelo secretário municipal de Educação, Apolinário Candado, pelo vereador professor Pontinha, que representou o presidente da Câmara, vereador Manoel Batista de Souza, pelo comandante da Polícia Militar local, capitão Marco Antônio Kobayashi, e pela coordenadora do Programa em Caarapó, Edna Sanara de Araújo.

 

De acordo com o secretário Apolinário Candado, jovens e adultos eventualmente interessados em freqüentar o programa em nível local devem procurar a coordenação do projeto, na própria Secretaria Municipal de Educação, para saber os procedimentos de matrícula.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril