Menu
SADER_FULL
quarta, 1 de dezembro de 2021
Busca
Brasil

Caarapó realiza capacitação de atendimento pré-hospitalar

2 Dez 2009 - 15h59Por Fátima News, com Assessoria

A prefeitura de Caarapó, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou no último dia 28 uma capacitação de atendimento pré-hospitalar. O trabalho aconteceu no Hospital Beneficente São Mateus e teve como público alvo motoristas, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. A duração do curso foi  de quatro horas.

 

 

  Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Gomes Katsuragi, o treinamento tem por demanda a necessidade dos motoristas de nosso município ter conhecimento especifico no atendimento pré – hospitalar, devido ao aumento no número de acidentes ocorridos no município de Caarapó, isto em decorrência do aumento no tráfego de veículos com mudança expressiva no fluxo do trânsito municipal.

 

 

   De acordo com a assistente social, Raquel Freire, a capacitação tratou dos seguintes  assuntos: Atendimento ao paciente traumatizado, avaliação do risco imediato à vida do paciente, observação das patologias traumáticas/clinicas do paciente, avaliação da origem da solicitação e óbitos verificados. As ministrações teóricas e práticas foram feitas pelo  médico do Serviço de Atendimento Médico de Urgência de Dourados (SAMU),  Fábio de Oliveira Riuto e o técnico socorrista,  Eduardo de Almeida Miranda.

 

 

Participaram da  capacitação 11 motoristas da Secretaria Municipal de Saúde, 11 auxiliares de enfermagem do Hospital Beneficente São Mateus, duas  enfermeiras do Hospital São Mateus, uma assistente social da Secretaria de Saúde e um estagiário do curso de técnico de enfermagem. As atividades práticas foram acompanhadas de perto pelo prefeito Mateus Palma de Farias (PR) e pelo secretário de Saúde, Paulo Cesar Gonçalves.

 

 

Conforme o secretário de Saúde, Paulo Cesar Gonçalves, atender corretamente a vítima de acidente torna possível um tratamento médico adequado bem como diminui os riscos de seqüelas físicas ou morte. “Por isto estamos investindo em treinamento, uma vez que nosso município não possui SAMU ou Corpo de Bombeiros que são especialistas neste tipo de atendimento”, esclareceu.

 

 

Já o prefeito Mateus Palma de Farias disse que a capacitação é de extrema importância para o profissional. “Nesta vida nunca é tarde para se aprender e também jamais podemos dizer que já sabemos tudo. Principalmente em um setor tão delicado que é a saúde. Este curso vai dar uma maior tranqüilidade e segurança na hora que nossos profissionais tiverem que enfrentar a realidade  que são os acidentes, sujeito a acontecerem a qualquer momento.”, disse. 

 

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça