Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Caarapó quer vacinar 9 mil contra gripe durante a campanha

27 Abr 2011 - 17h16Por Assessoria
O Departamento de Vigilância Epidemiológica e Imunização de Caarapó, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, quer vacinar nove mil pessoas contra gripe durante a campanha de imunização que teve início no último dia 25 e se estenderá até 13 de maio. A vacina é destinada a idosos com idade a partir de 60 anos, trabalhadores da área de saúde, crianças entre seis meses e dois anos e gestantes.

Deverão ser vacinados 300 trabalhadores em saúde, 4,7 mil indígenas, 500 gestantes, 900 crianças e 2,6 mil idosos. Em Mato Grosso do Sul, segundo estimativa do Ministério da Saúde, serão imunizadas 421 mil pessoas. No país, calcula-se que 30 milhões de pessoas serão vacinadas.

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Vilmar Batista dos Santos, durante toda a campanha a vacina estará disponível no PAM, que é o posto de saúde central – onde também funcionam os departamentos administrativos da Secretaria Municipal de Saúde -, e nos postos de saúde dos bairros e dos distritos de Cristalina e Nova América. É necessário apresentar o cartão de vacina, que serve para controlar a aplicação das doses.

No próximo sábado, a exemplo do resto do país, Caarapó realiza o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização. A vacina estará disponível no PAM e nos postos de saúde dos bairros e dos distritos de Cristalina e Nova América entre as 7h e as 17h.

O Ministério da Saúde explica que as complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns entre idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação.

“A vacina é segura para todos. Não oferece risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, garantiu o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa.

Conforme o secretário, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vem contribuindo, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Na população com mais de 60, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis