Menu
SADER_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Caarapó promoveu noite cultural

8 Dez 2005 - 16h09

O Departamento de Turismo e Cultura da Prefeitura de Caarapó promoveu nesta quarta-feira, na Câmara de Vereadores da cidade, a primeira noite de poesias.O objetivo do evento foi mostrar o resultado de uma ação junto às escolas do Município, que consistiu no incentivo à produção de poesias em comemoração aos 47 anos de emancipação político-administrativa de Caarapó, que ocorrerá no próximo dia 20.

Participaram da noite de poesias instituições de ensino e convidados da sociedade civil de Caarapó, que puderam apreciar o encanto e a beleza das poesias produzidas em homenagem a Caarapó – o Vale da Esperança.

A coordenação do evento fez uma homenagem póstuma ao professor, poeta e escritor Ramão Vargas de Oliveira, através das filhas Maria de Fátima Oliveira e Fernandes e Tereza Cícera Ávila de Oliveira, além da neta Ana Paula Oliveira e Fernandes. O escritor é autor do livro Conhecendo Caarapó, escrito na década de 80, onde relata a história do município desde a sua fundação.

A professora Teresinha Batista, que é vice-prefeita e coordenadora do Departamento de Turismo e Cultura, disse que a primeira noite de poesias teve também a finalidade de fomentar a cultura que se faz latente nas veias do povo caarapoense, incentivar a criatividade, valorizar a leitura, a poesia e a cultura local, em especial promover o resgate da história do Município e Caarapó.

O nome Caarapó é de origem guarani e significa raiz de erva. A história do município está intimamente ligada a essa espécie vegetal, que era abundante nessa região, que foi e ainda é muito usada pelos sul-mato-grossenses que têm o costume de tomar diariamente o mate e o tereré.

Caarapó, que foi distrito de Dourados, adquiriu a sua emancipação político-administrativa em 20 de dezembro de 1958, através da Lei Estadual n° 1190.

Os 47 anos de emancipação política de Caarapó serão comemorados no próximo dia 17, um sábado, com a realização de show artístico com a dupla Rick e Renner e com o cantor de música gospel Nelson Ned, em praça pública.

 

A poesia divulgada hoje, resultado de homenagem feita pelas escolas aos 47 anos de emancipação do Município de Caarapó, é um texto coletivo produzido pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil “Armando Campos Belo”, sob a coordenação das professoras:

 

VALE DA ESPERANÇA

 

Autoria: alunos do Nivel IV e V, período matutino e vespertino

do CMEI Armando Campos Belo

 

 

Caarapó cidade tranqüila

Que eu gosto

Tem muitas pessoas, árvores, flores e pássaros

Caarapó de rios e praças, de terra

Para plantar e brincar!

Hum! Que vontade que dá!

Vou brincar!

Caarapó é uma linda cidade

Onde todos nós moramos

Devemos cuidar muito bem da nossa cidade

Pois nós todos a amamos!

Eu amo Caarapó

Todos gostam desse “Vale Encantado”

Feliz aniversário!

Eu te dou meu coraçao

Cheinho de emoçao

Gosto de Caarapó

Porque nasci aqui

A cidade é muito boa

Vivo feliz aqui.

 

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro