Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

BrTelecom é condenada a indenizar donos de linhas rurais

28 Nov 2006 - 17h20
Uma sentença da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), proferida na quinta-feira da semana passada, obriga a Brasil Telecom a ressarcir em dobro os consumidores que investiram nos planos comunitários de telefonia relativos à implantação do sistema de telefonia rural fixa em Campo Grande, Dourados e São Gabriel do Oeste, feita por meio de convênio firmado entre a antiga Telems - hoje Brasil Telecom - e a Comunitel (Comunidade de Telecomunicações Rurais).

A sentença refere-se à ação civil pública proposta pela Promotoria de Justiça do Consumidor de Campo Grande. Na decisão, o juiz Dorival Moreira dos Santos condenou a operadora de telefonia ao ressarcimento acrescido de juros compensatórios, juros moratórios e correção monetária.

De acordo com a decisão, têm direito à restituição em dobro os consumidores que adquiriram linhas telefônicas fixas rurais – Rurcel/Ruralcel - mediante a apresentação dos contratos com cláusula de previsão da restituição e comprovantes de pagamentos.

Os juros compensatórios incidirão a partir da data do comprovado desembolso dos valores pelos consumidores, sendo que são uma forma de compensação do capital usado no ato da aquisição da linha telefônica. Os juros moratórios serão aplicados a partir da citação para pagamento, por aplicação da Súmula 163 do STF, e a correção monetária a partir da data do pagamento dos valores pela linha telefônica.

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro