Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 28 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Brasileiros lideraram compras de celulares, TVs, câmeras digitais e netbooks, di

5 Jan 2011 - 14h40Por Agência Brasil

Os brasileiros lideraram as compras de aparelhos de telefones celulares, televisão de alta definição, de câmeras digitais e netbooks numa lista de oito dos principais países emergentes e industrializados, em 2010. A conclusão está no estudo da consultoria Accenture. De acordo com a pesquisa anual, o que chamou a atenção foi o “apetite insaciável” dos emergentes por produtos eletrônicos em comparação aos mercados mais estáveis dos países ricos.

A consultoria ouviu 8 mil pessoas nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Brasil, Rússia, Índia e China. Os brasileiros já são os que mais detêm aparelhos celulares, aparelhos de DVD, televisões normais e netbooks, de acordo com a pesquisa.

Cerca de 55% dos brasileiros ouvidos disseram ter comprado um aparelho de telefone celular em 2010. Aproximadamente 30% dos entrevistados afirmaram ter adquirido um aparelho de televisão de alta definição – mesma proporção de consumidores que compraram uma câmera digital.

Para o ano de 2011, de acordo com a pesquisa, os produtos que lideram a preferência dos consumidores incluem as TVs de alta definição, computadores e smartphones. Entretanto, o estudo percebe uma diferença crucial entre os mercados emergentes e industrializados. Dos
entrevistados em países ricos, 40% disseram não ter intenção de comprar eletrônicos em 2011. Já no Brasil, na Rússia, na Índia e na China este percentual foi de apenas 9%.

"Com economias mais estáveis e riqueza crescente entre a classe média desses países, o apetite dos consumidores por tecnologia, especialmente móvel, é insaciável [nesses países]", diz o estudo. Ao contrário disso, nos países industrializados não apenas os mercados são mais maduros, como também o efeito da crise econômica é sentido mais fortemente, o que reduz a disposição para gastos nesse segmento.

O computador e o laptop foram considerados pelos pesquisadores como "os gigantes silenciosos" entre os produtos eletrônicos. "Todo mundo tem um", escreveram os autores do estudo. Cerca de 93% dos entrevistados em todos os países disseram ter um computador. No Brasil, 35% dos entrevistados disseram ter comprado um PC no ano passado, proporção semelhante à da Índia, mas pouco atrás da China.

Os chineses lideraram disparado as compras de smartphones (quase 40% compraram um aparelho no ano passado. No Brasil, foram menos de 20%). O estudo sugeriu que os mercados emergentes estão queimando etapas na aquisição de produtos eletrônicos, em comparação com a trajetória percorrida pelos mercados mais saturados dos países industrializados.

"Contrariando as percepções equivocadas mais comuns, um grande segmento de consumidores nos Bric [grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China] está mais interessado nas tecnologias mais novas e inovadoras que em tecnologias mais baratas com menos funcionalidades", observou a pesquisa.

De acordo com o estudo, as tendências indicam que algumas das novas tecnologias podem estar se tornando obsoletas mais rapidamente. Um exemplo é o computador, cujas taxas de crescimento nas vendas tendem a cair nos próximos anos, ao passo que a demanda por tablet PCs deve crescer 160%.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE
Conhecendo Fátima do Sul com Leandro Santos: Uma viagem cultural pelo Favo de Mel do MS
Evento
Confira as duas galerias de fotos da premiação do Mês das Mães no Mercado Julifran
FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é pódio em mais um rodeio em touros, agora na Expotac 2024
O caso será investigado pelo SIG / Divulgação/JP NewsCRIME EM MS
Homem é executado a tiros dentro de casa em MS
Fotos: Washington Lima / Fátima Em DiaFÁTIMA DO SUL - REFORMA ILHA DO SOL
Prefeita Ilda Salgado Machado inicia reforma transformadora da Ilha do Sol em Fátima do Sul, ASSISTA