O brasileiro deve gastar neste ano cerca de R$ 700, em média, no varejo de vestuário, calçados e acessórios, segundo dados Ibope Inteligência. A estimativa para o varejo de moda no país é de movimentar aproximadamente R$ 136 bilhões.
O segmento de vestuário feminino, masculino e infantil deve movimentar cerca de R$ 95 bilhões, representando um consumo per capita de R$ 492.
Já no segmento de calçados e acessórios (incluindo bolsas, malas e outros), o potencial de consumo é de R$ 40,6 bilhões, enquanto o consumo per capita dessa categoria é estimado em R$ 210.
CLASSE
A classe B deve ser responsável pela maior parcela do consumo deste setor, com estimados R$ 56,3 bilhões (42% do consumo total de moda). De acordo com o Critério Brasil, a classe B representa atualmente 24% das famílias que residem na área urbana e apresentam renda média familiar aproximada entre R$ 3 mil e R$ 12 mil.
Embora a classe C tenha chegado muito perto da B em volume de consumo, ela ainda não deve superar a B e deve representar aproximadamente 39% do potencial total do consumo de moda este ano (R$ 52,3 bilhões). Ela corresponde a 50% das famílias que residem em área urbana e têm renda mensal aproximada entre R$ 700 e R$ 2.999.
Correspondendo a um dos segmentos mais desejados pelo varejo de moda, a classe A deverá gastar em 2011 R$ 18,1 bilhões com roupas, calçados e acessórios. Este grupo representa apenas 2,5% das famílias brasileiras (população urbana) e tem renda média mensal superior a R$ 12.000.
As classes DE compõem o menor grupo de consumo para varejo de moda, com algo em torno de R$ 8,8 bilhões. Segundo o Ibope, parte deste será absorvido pelo comércio informal. As classes DE representam 24% das famílias residentes em áreas urbana e têm renda média mensal inferior a R$ 700.
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