Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasileirão edição de 2010 não repete candidatos de 2009

9 Nov 2010 - 12h58Por Globo Esporte

Apenas quatro passos separam os 20 times do Brasileirão de seu destino final no campeonato. Restando apenas dois desafios em casa e dois fora para as equipes encerrarem sua participação na Série A de 2010, o quadro dos clubes candidatos ao título, à vaga na Taça Libertadores e ao descenso é muito diferente ao do ano passado.

Pode parecer que foi há muito tempo, mas há exatamente um ano, na 34ª rodada do Nacional de 2009, o líder São Paulo mantinha um ponto de distância do vice Palmeiras, que por sua vez estava um à frente do futuro campeão Flamengo e a dois do Atlético-MG, quarto colocado. Porém, muita coisa mudou no campeonato da 34ª para a última rodada, no dia 6 de dezembro (veja na tabela abaixo), quando o Rubro-Negro levantava a taça de seu sexto título brasileiro: o Verdão e o Galo deixaram a zona de classificação para a Taça Libertadores e abriram espaço para que o Internacional, então sexto colocado, e para o Cruzeiro, o quinto, conseguissem a vaga para o torneio continental.

- Uma característica marcante do Campeonato Brasileiro é que ele é muito imprevisível, tem uma dinâmica muito peculiar, não há regularidade. O atual campeão, o Flamengo, sofre com uma campanha ruim neste ano, enquanto a maioria dos times que ficaram no G-4 ano passado também não repetiram o bom desempenho – analisou o comentarista Bob Faria.

Dos times que estavam no G-4 na mesma fase do campeonato no ano passado, nenhum chegou a liderar esta edição do Brasileiro. Palmeiras, Galo e Flamengo estiveram na zona de classificação da Libertadores de 2011 por apenas uma rodada – apenas o São Paulo não passou do sexto lugar neste ano, enquanto os mineiros passaram 23 jogos na zona do rebaixamento.

Ano passado, a diferença do líder para o vice nesta reta do campeonato era a mesma: apenas um ponto. Porém, do quarto colocado para a ponta há nesta edição do Brasileiro uma distância de seis pontos, contra três do ano passado. A folga que Fluminense, Corinthians e Cruzeiro abriram dos outros adversários faz com que os especialistas não acreditem em uma recuperação meteórica como a do Flamengo no ano passado.

- Não imagino que haja mudança nesse bloco do G-3. Eu acredito mais em uma reação do Grêmio (hoje sexto colocado) como a do Inter no ano passado (na mesma posição que o Tricolor hoje), mas para tirar essa vaga do Botafogo (quarto colocado), não para buscar os primeiros – defendeu o comentarista e ex-jogador Caio Ribeiro.

Se o campeonato de 2009 for usado como parâmetro, porém, muita coisa pode mudar. Nas quatro últimas rodadas do ano passado, os dez primeiros colocados trocaram de posições até o fim. Apenas da 11ª para a 20ª colocação foi que houve poucas mudanças: o Fluminense arrancou no final da competição e conseguir se livrar do rebaixamento na última rodada, assim como o Botafogo, derrubando o Coritiba, que até a 34ª rodada estava mais tranquilo, em 15º.

Curiosamente, porém, a zona da degola de 2010 está muito mais indefinida que a de 2009. Santo André, Náutico e Sport, que já estavam no Z-4 na 34ª rodada em 2009, caíram. O único a ter encontrado forças para reagir nos quatro jogos finais foi o Flu. Na ocasião, o Tricolor tinha que tirar cinco pontos do 16º colocado, o Botafogo, e conseguiu. Neste ano, o primeiro time com a corda no pescoço, o Guarani, está com o mesmo número de pontos que o Galo, o primeiro fora da zona de perigo, e está a apenas quatro pontos do 13º, o Flamengo. O Rubro-Negro tem hoje 40 pontos – menos que o rebaixado Coxa na mesma época no ano passado, que tinha 41.

- Eu acredito no rebaixamento destes quatro times que estão hoje no Z-4 (Guarani, Avaí, Goiás e Grêmio Prudente), pois não vejo nenhum com o poder de reação do Fluminense do ano passado, mas a proximidade entre eles e os primeiros times acima (Flamengo, Vitória, Atlético-Go e Atlético-MG) é muito pequena – apontou Caio Ribeiro.

Já entre os times que subiram para a Série A no ano passado, apenas o Guarani se encontra hoje no Z-4 atual, enquanto o Atlético-GO ainda tem risco de cair.

- Considero hoje, do Vitória para baixo, todos candidatos à queda. O Flamengo não deve correr perigo, mas os outros abaixo estão muito próximos em pontos – completou Bob Faria.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho