Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Brasileira Marta é eleita a melhor jogadora do mundo

18 Dez 2006 - 17h23

Duas únicas vencedoras do prêmio de melhor jogadora do mundo até este ano, a norte-americana Mia Hamm e a alemã Birgit Prinz sempre apontaram a brasileira Marta como o futuro da modalidade. Nesta segunda, o futuro chegou.

Em sua terceira indicação, a meia, que atua pelo Umea, da Suécia, tornou-se a primeira brasileira a ganhar a honraria de Fifa, que promoveu noite de gala em Zurique sob o tema "Futebol Encontra Mozart", numa referência aos 250 anos do nascimento do gênio austríaco.

Nas edições anteriores, a norte-americana Mia Hamm ficara com o troféu em 2001 e 2002, e a alemã Brigit Prinz ganhara as últimas três edições.

Marta, de 20 anos, estava entre as três finalistas nos últimos dois anos. Terceira colocada em 2004 e segunda em 2005, ela subiu gradativamente os degraus até chegar ao mais alto.

Neste ano, ela superou a norte-americana Kristine Lilly, 35 anos, que ficou em segundo lugar, e a alemã Renate Lingor, 31, escolhida terceira melhor do mundo. As veteranas Lilly e Lingor têm extenso currículo, com títulos mundiais e olímpicos acumulados por seus países.

Sem um campeonato nacional regular, Marta constrói sua carreira na Europa. "O que falta é o interesse dos clubes, dos empresários", analisou a jogadora, que isenta a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de responsabilidade. "Ela mantém a seleção", afirmou.
Para Marta, a entidade poderia no máximo promover uma parceria entre os clubes. "Não precisa fazer uma liga (de) muito longa (duração), mas apenas para manter as meninas em atividade", afirmou.

Em campo, a maior conquista da carreira da atleta até agora foi a medalha de prata das Olimpíadas de Atenas-2004, quando o Brasil perdeu para os EUA de virada, por 2 a 1, na prorrogação.
 
 
 
Uol Esporte 

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Julgue com justiça
LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos