Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil vive momento propício para investimentos públicos e privados em infraestrutura

29 Abr 2011 - 06h58Por Agência Brasil

O atual ambiente de previsibilidade no Brasil é propício a investimentos públicos e privados na área de infraestrutura, mas esses investimentos devem estar interrelacionados com a educação, disse o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Henrique Meirelles, durante mesa-redonda no Fórum Econômico Mundial da América Latina, hoje (28), na capital fluminense.

Na opinião de Meirelles, a demanda por investimentos no Brasil é crescente, o que amplia o desafio. Observou que as condições para enfrentar esse desafio também estão melhorando. “Primeiro, o país hoje é mais previsível, tem capacidade de atrair mais investimento, está crescendo mais e gerando mais receita fiscal para o governo e para o setor privado, por meio do aumento das vendas e maior rendimento da população, das famílias e empresas”.

O aumento da demanda significa que há também maior retorno, enfatizou Meirelles. “Portanto, existe maior possibilidade de investimento por parte do governo e do setor privado”. Ele ressaltou ainda a importância da previsibilidade econômica para que isso aconteça. “Infraestrutura é investimento de longo prazo. Portanto, precisa ser previsível do ponto de vista de quem vai construir, vai assumir o risco, seja governo, seja setor privado”.

Segundo ele, a previsibilidade permite prever as receitas geradas pelos investimentos, ou seja, o retorno financeiro e social. Da mesma forma, garante o retorno ao investidor, “que vai saber exatamente se tem maior ou menor possibilidade de obter o retorno desejado”, afirmou.

As condições estão dadas, disse o presidente da APO. Cabe agora ao Brasil se organizar para esses investimentos. “A questão da educação é fundamental”. Trata-se, segundo Henrique Meirelles, de um problema de infraestrutura humana, importante não só pelo lado social, mas também para cobrir o déficit de mão de obra na atividade econômica do país.

Salientou, entretanto, que o Brasil já começa a demonstrar que está em condições de enfrentar esses desafios. Citou, nesse sentido, a questão dos aeroportos. “Isso é fundamental. Não só a decisão de abrir concessões, mas também a decisão de mudar as regras, tornar mais eficiente, fazer com que o investimento de fato aconteça”.

Para Meirelles, há tempo hábil para que a situação dos aeroportos seja solucionada para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. “Eu acho que pode ser feito”. Alertou, contudo, que o tempo para que isso aconteça deverá ser menor do que seria no passado. “Hoje, o país está consciente para isso e está enfrentando o problema. As regras estão sendo mudadas. É bem-vindo e é o que deve ser feito. Isto é, de um lado, o desafio aumenta, porque aumenta a demanda. Por outro lado, as condições para enfrentar esse desafio também aumentam e melhoram. E é o que está sendo mostrado claramente agora”.

O presidente da APO concordou com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, presente à mesa-redonda, no sentido de que os projetos de infraestrutura devem ser planejados com antecedência para garantir o sucesso e ter o prazo de implementação acelerado.

Ele explicou que isso significa ser mais eficiente na implementação. “Fazer bem, com uma visão de longo prazo, mas fazer um projeto que não perca tempo”. É o chamado fast track, que significa um procedimento mais eficiente e mais rápido. Meirelles disse que isso está sendo detalhado na questão dos aeroportos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS