O Brasil venceu a Alemanha por 3 sets a 0 (25-13, 25-21 e 25-22) na sua melhor atuação na primeira fase do Campeonato Mundial de Vôlei masculino, no ginásio Marine Messe, em Fukuoka (Japão). A Alemanha seguia invicta na competição e precisava da vitória para garantir o primeiro lugar no Grupo B, mas não resistiu à equipe brasileira, comandada por André Nascimento, Giba e Dante, que apresentou a sua melhor atuação no Mundial.
As duas equipes terminaram a primeira fase com quatro vitórias e uma derrota. Ao contrário do que havia acontecido na derrota para a França e mesmo na atuação irregular da vitória sobre a Austrália, o Brasil acertou o passe e principalmente o bloqueio, responsável por 12 pontos ao longo de todo o jogo. Dante e André Heller foram os destaques no fundamento, cada um marcando quatro pontos.
No total, Dante foi o maior pontuador do Brasil, cravando também 12 bolas no ataque e um saque. Depois vieram André Nascimento (13 pontos, sendo 10 de ataque e três de saque), Giba e Heller (11 cada um). "Jogamos com o coração, e vai ter que ser assim no resto do campeonato. Daqui para a frente todo o jogo vai ser uma final", afirmou o técnico Bernardinho logo após a vibrante vitória. O treinador já está de olho na segunda fase, que será disputada em Hiroshima. "Vamos pegar adversários difíceis, como Bulgária e Itália. Há um desequilíbrio na nossa chave. Teremos as partidas mais difíceis", comentou.
O primeiro set foi um autêntico passeio da seleção brasileira. Logo no início, André Nascimento, o melhor no set, marcou dois pontos de saque e mostrou que estava numa tarde inspirada, abrindo a vantagem de 5-2. Era só o começo. O Brasil mostrou eficiência e não deixou a Alemanha jogar.
Sacando com inteligência, tirando a bola do líbero Kroger, o Brasil desestruturava o adversário. A vantagem foi se ampliando sem parar, chegando a 12 pontos em 24-12. A Alemanha salvou o primeiro set point, mas André Heller em seguida cravou o 25º ponto, e fechou o primeiro set em apenas 20 minutos.
O segundo set começou num ritmo parecido. Mas uma seqüência de erros permitiu à Alemanha passar à frente pela primeira vez no jogo, com 14-13. O Brasil, entretanto, voltou a acertar o passe e o bloqueio para virar novamente em 15-14. Ricardinho explorava bem as diversas opções, dando velocidade ao ataque e ampliando para 21-16.
O gigante Kromm entrou em quadra para tentar parar o ataque brasileiro. Não adiantou. Giba, destaque do set, explorou justamente o seu bloqueio para fechar em 25-21, aos 25 minutos.
O terceiro set foi o mais disputado do jogo. A Alemanha trocou de levantador, e Dehne, mudando a forma de atuar do time, inclusive cravando uma bola de segunda, complicou a situação do Brasil. A marcação demorou a se acertar e as duas equipes se alternaram à frente no marcador.
Na reta final, porém, o bloqueio voltou a funcionar e o Brasil retomou a liderança. Jogando com paciência, foi marcando ponto após ponto. Depois de 26 minutos, Anderson, que havia entrado pouco antes, fechou o set e o jogo com um ataque na ponta.
Mídia Max
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos
Mais Lidas

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política

TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai

Fátima do Sul se despede da Maria do Carmo, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Super Missionários de luto pelo falecimento da guerreira Sandra Alencar em Culturama
