Menu
SADER_FULL
segunda, 29 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Brasil vence a Costa Rica e reencontra Gana na final do Mundial sub-20

13 Out 2009 - 16h28Por Folha Online

Sem apresentar bom futebol, a seleção brasileira venceu a Costa Rica por 1 a 0, nesta terça-feira, na cidade do Cairo (Egito), e chegou à final do Campeonato Mundial sub-20 de futebol. O único gol do jogo foi marcado por Alan Kardec, no segundo tempo.

Na decisão, marcada para a próxima sexta-feira, às 15h (horário de Brasília), o Brasil vai enfrentar a seleção de Gana, que venceu hoje a Hungria por 3 a 2, na outra semifinal. A final é uma reedição da decisão de 1993, quando a seleção brasileira se sagrou campeã ao vencer de virada, por 2 a 1.

Na primeira fase da atual competição, o Brasil ficou com o primeiro lugar do Grupo E, com sete pontos em nove possíveis --vitórias sobre Costa Rica e Austrália e empate com a República Tcheca.

Nas oitavas de final, passou pelo Uruguai, com um 3 a 1. No jogo seguinte, obteve a vaga para as semifinais com uma vitória por 2 a 1 sobre a Alemanha, de virada.

O Brasil tenta agora o seu quinto título no torneio. Antes, a seleção venceu as edições de 2003, nos Emirados Árabes, 1993, na Austrália, 1985, na União Soviética, e 1983, no México.

Maior vencedora da competição júnior, com seis taças (duas a mais que o Brasil), a Argentina não conseguiu a classificação para o atual Mundial --não ficou entre os quatro melhores times da América do Sul no último classificatório continental.

O jogo

A partida teve muita disputa pela posse da bola e poucos lances de emoção. No primeiro tempo, o Brasil praticamente não chegou e teve em um chute de fora da área de Giuliano, aos 7min, sua melhor chance --o goleiro rival defendeu.

A melhor oportunidade da primeira etapa foi da Costa Rica. Aos 15min, Guzman bateu falta forte, de longe, e o goleiro Rafael se esticou para fazer a defesa.

Depois de um início de segundo tempo truncado, igual ao primeiro, o Brasil conseguiu o gol aos 17min. Após cruzamento de Bruno Bertucci pela esquerda, Alan Teixeira, dentro da área, desviou de cabeça, e Alan Kardec chutou forte para abrir o placar.

Restando oito minutos para o final, o técnico Rogério Lourenço decidiu fechar mais o time e sacou o atacante Alex Teixeira para a entrada do meio-campista Boquita.

O Brasil passou a ter mais a posse de bola, mas não ofereceu mais perigo à meta do time rival. O time da América Central teve a chance de empatar aos 40min. Guzman cobrou forte falta, e a bola passou à esquerda do goleiro Rafael, muito próxima da trave.

Leia Também

PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho