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Brasil tem mais de 1,7 milhão de quilômetros de estradas federais

19 Mar 2010 - 07h09Por Ministério dos Transportes/DNIT/ANTT

Maior parte está na região Sudeste, com cerca de 500 mil quilômetros. Uma das principais rodovias federais é a BR-101, que liga o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e corta três regiões brasileiras.

As rodovias são hoje um dos principais meios de transporte de cargas e de pessoas no país e por isso estão diretamente ligadas ao crescimento e desenvolvimento de todas as regiões.

O Brasil tem hoje 66 mil quilômetros de estradas federais asfaltadas, segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Em relação às estradas federais concedidas, 100% são asfaltadas.

Do total, 4.763,5 quilômetros estão sob concessão de empresas privadas, segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

O transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros é responsável por uma movimentação superior a 140 milhões de usuários/ano no Brasil.

O serviço interestadual, que tem uma frota de 13.4000 ônibus, é responsável por quase 95% do total dos deslocamentos realizados no país. Sua participação na economia brasileira é expressiva, com faturamento anual superior a R$ 2,5 bilhões.

Nomes e siglas
A nomenclatura das rodovias federais é definida pela sigla BR seguida de três algarismos. O primeiro indica a categoria da rodovia (radial, longitudinal, transversal, diagonal e de ligação).

Os dois algarismos seguintes definem sua posição, a partir da orientação geral da rodovia, em relação à capital federal e aos limites do país (norte, sul, leste e oeste).

As rodovias radiais partem da capital federal em direção aos extremos do país. Sua nomenclatura é BR-0XX (o final varia de 05 a 95).

As rodovias longitudinais cortam o país na direção norte-sul e são definidas pela nomenclatura BR-1XX, com algarismos que variam de 00 a 50, quando localizadas no extremo leste do país, e de 50 a 99, no extremo oeste, sempre em relação a Brasília.

Para as rodovias transversais, que cortam o país na direção leste-oeste, usa-se a sigla BR-2XX e sua numeração varia de 00 a 50, quando localizada no norte do país em relação a Brasília, e de 50 a 99, quando no sul.

Rodovias diagonais podem apresentar dois modos de orientação: noroeste-sudeste ou nordeste-sudoeste.

Sua nomenclatura é BR-3XX, e a numeração varia, na primeira situação, em números pares de 00 (no extremo nordeste do país), a 50 (em Brasília), e de 50 a 98, no extremo sudoeste.

Na segunda situação, a numeração varia segundo números ímpares, de 01 (no extremo nordeste) a 51 (em Brasília), e de 51 a 99, no extremo sudeste.

Por último, as rodovias de ligação se apresentam em qualquer direção, geralmente ligando rodovias federais a cidades ou fronteiras internacionais.

Elas são chamadas de BR-4XX, variando de 00 a 50, se estiverem ao norte da capital federal, e de 50 a 99, se estiverem ao sul.
Nas rodovias estaduais, a nomenclatura segue o mesmo padrão, mas as letras da nomenclatura representam as siglas dos Estados, como SP-XXX, RJ-XXX.

A administração e a manutenção das estradas federais são de responsabilidade do DNIT. A ANTT fiscaliza as concessionárias que administram as rodovias federais pedagiadas (trechos concedidos).

Já as rodovias estaduais estão sob supervisão dos Departamentos de Estradas de Rodagem (DER), subordinados ao governo estadual de cada unidade da federação.




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