Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 25 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Brasil sub-20 joga por título e consagração de novo estilo

12 Fev 2011 - 07h42Por Folha Esportes

A seleção brasileira sub-20 joga na madrugada de domingo (0h10 de Brasília) para tentar conquistar o título do Sul-Americano da categoria, contra o Uruguai, e também para consagrar uma nova maneira de dirigir a seleção brasileira, sobretudo fora de campo.

 

O Brasil chega à última rodada do hexagonal final com nove pontos, contra dez do Uruguai, que joga por um empate para ficar com o troféu. Se a Argentina não vencer a Colômbia na preliminar, o Brasil já entrará em campo com a vaga garantida para a Olimpíada os dois primeiros vão a Londres-12.

O Brasil tem hoje a chance de ganhar seu primeiro troféu depois do fim da era Dunga, que foi marcada pela truculência e pelo isolamento das categorias de base.

Ney Franco é o primeiro técnico de divisões inferiores a ter sido indicado diretamente pelo treinador do time principal. No caso, Mano Menezes, que até viajou a Arequipa para acompanhar de perto o trabalho da equipe.

 

Neymar, por exemplo, só será convocado para a disputa do Mundial sub-20, em julho e agosto, se Mano Menezes não levá-lo para a Copa América, em julho. "É o Mano quem decide isso", declarou Ney Franco na sexta-feira.

 

O ex-técnico de Flamengo, Botafogo e Coritiba é também o primeiro treinador consagrado a dirigir a seleção sub-20. Seus antecessores foram Rogério Lourenço, Nelson Rodrigues, Renê Weber e Marcos Paquetá.

 

Ao longo da competição no Peru, Franco mostrou o quanto é diferente de Dunga. Formado em educação física pela Universidade Federal de Viçosa em 1992, o técnico trabalhou com divisões inferiores durante a maior parte da carreira. Foram três anos no Atlético-MG e mais dez no Cruzeiro.

 

Ney Franco soube lidar com Neymar, um jogador muito diferente dos demais no grupo --tem tratamento de astro no clube que defende, convocações para a seleção principal e salário muitas vezes maior que o dos companheiros de sub-20.

 

Com o grupo que está no Peru, o técnico conquistou a vaga no Mundial da categoria e praticamente assegurou uma vaga na Olimpíada de Londres, em 2012.

 

Nem por isso garantiu aos jogadores que eles estarão no Mundial sub-20. "Eu e meus observadores vamos analisar outros jogadores. O grupo pode mudar", disse Franco, em atitude oposta à do ex-técnico da seleção principal.

 

Nem por isso os atletas se queixam. "Se vou para o Mundial, não sei. Mas tenho que agradecer ao Ney Franco pela oportunidade", declarou o zagueiro Danilo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro