Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 24 de junho de 2021
Busca
Brasil

Brasil será dependente de gás por muito tempo, estima Petrobras

8 Out 2009 - 16h50Por Folha Online

Vai demorar muito para o Brasil se tornar autossuficiente na produção de GLP (gás liquefeito de petróleo), o gás de cozinha, admitiu nesta quinta-feira o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli. "É uma questão físico-química. Não dá para a gente exigir do óleo mais do que ele pode dar. Então, não vejo a menor possibilidade de que nos tornemos autossuficientes na produção de GLP, mesmo em um horizonte longo", disse.

As projeções do presidente da Petrobras foram feitas com base em uma estimativa de crescimento do consumo de GLP da ordem de 1,7% ao ano até 2020, enquanto o gás natural residencial crescerá cerca de 5,4%.

"Haverá uma substituição natural do GLP pelo gás natural principalmente nas principais áreas urbanas do país, mas ainda assim não haverá como produzirmos o suficiente para o nosso próprio consumo", afirmou.

Gabrielli ressaltou que a Petrobras está investindo US$ 50 bilhões na construção de cinco novas refinarias e que, exceto o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), todas produzirão GLP, mas ainda assim em volume insuficiente para atender ao mercado.

O presidente do Sindigas (Sindicato das Distribuidoras de Gás), Sérgio Bandeira de Mello, tem uma expectativa mais otimista sobre a produção de GLP. Ele não acredita que o consumo de gás crescerá nos próximos anos a ponto de superar as 16 milhões de toneladas/ano, volume a ser produzido pelo país até 2030, conforme estimativa da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

"Na nossa visão agente vai ter autossuficiência e nos tornarmos exportadores de GLP, porque não acreditamos que a demanda vá crescer nessa proporção", disse.

Bandeira de Mello informou, ainda, que a capacidade de produção do mercado interno é hoje de 6 milhões de toneladas/ano, para um consumo de 6,4 milhões de toneladas por ano, volume que deverá saltar para 9 milhões de toneladas em 2020, um aumento de 40%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

assis (2) VEJA VÍDEO
Antes de morrer, vítima gravou áudio relatando que esposa e dois homens teriam realizado crime
CRIME PASSIONAL
Contadora é morta pelo ex-marido, que comete suicídio em seguida
100 PERDÃO
Mulher trai marido, não é perdoada e coloca fogo no próprio corpo como forma de se punir
TRAGÉDIA NO CAMPO
Pulverizador passa por cima da cabeça de agrônoma em fazenda
COPA AMÉRICA
Brasil leva gol antológico, mas vira sobre a Colômbia e se classifica em 1º lugar
APOSTAS NO BRASIL
É legal apostar em esportes no Brasil?
CRIME BRUTAL
Mulher é encontrada morta com rosas, uma aliança nas mãos e frase cruel escrita na testa
TRAGEDIA
Casal é encontrado morto no banheiro com o chuveiro ligado
VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid