Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil se recupera e vence Polônia na fase final do Grand Prix

26 Ago 2010 - 08h52Por Gazeta Esportiva

Surpreendida pelo Japão na estreia da fase final do Grand Prix, a Seleção Brasileira feminina de vôlei se recuperou e venceu a Polônia nesta quinta-feira por 3 sets a 1, parciais de 25/21, 23/25, 25/20 e 25/17.

Com o resultado, a equipe brasileira assume provisoriamente a vice-liderança da disputa com quatro pontos, mas ainda pode ser ultrapassada pelo Japão, que joga contra a China às 8h30 (horário de Brasília). Dependendo do resultado, as nipônicas ocupariam a primeira colocação ao término da segunda rodada.

Enquanto o técnico José Roberto Guimarães optou por dar um voto de confiança ao seu time titular, entrando em quadra com Fabíola, Sheilla, Jaqueline, Mari, Fabiana, Thaísa e Fabi, a Polônia fez três importantes modificações: Skorupa virou levantadora no lugar de Sadurek, enquanto a capitã Skowronska ficou no banco a fim de ceder seu lugar na saída de rede para Kaczor. A líbero escolhida foi Maj, e não Zenik.

Nesta sexta-feira, o Brasil terá um importante duelo pela frente, contra os Estados Unidos, às 4h30 (Brasília). Com duas vitórias na fase final, incluindo uma arrasadora sobre a Itália, as americanas são as únicas adversárias ainda vivas na disputa que não encararam a equipe de Zé Roberto este ano. Em situação bastante complicada, com duas derrotas, a Polônia joga contra a China, às 8h30 (de Brasília).

Tanto quanto os Estados Unidos, porém, a preocupação da Seleção Brasileira fica por conta de Mari, que caiu de mau jeito durante o terceiro set, sofreu uma entorse do joelho direito e precisou sair carregada de quadra. A jogadora é dúvida para as partidas restantes do Grand Prix. De acordo com informações do SporTV, Mari relatou ter ouvido um estalo no joelho e foi constatada a entorse. O médico Julio Nardelli, porém, conseguiu evitar o inchaço e a jogadora até conseguiu andar um pouco no intervalo entre os sets.

Por outro lado, as brasileiras mostraram maturidade ao não se abalarem com a lesão da atacante. A recepção mais uma vez falhou muito e, junto com os erros de saque, quase complicaram a Seleção. Sheilla, por sua vez, fez uma partida bem melhor que contra o Japão e terminou como a melhor pontuadora em quadra, com 20 pontos.

O jogo

Melhor fundamento do Brasil na derrota para o Japão, o bloqueio começou com tudo: além de tocar em praticamente todas as bolas, o paredão verde-amarelo marcou quatro pontos somente na primeira metade da etapa. Perdendo por 14/10, o técnico Jerzy Matlak parou o jogo a fim de passar orientações para sua equipe.

Depois de um início cheio de erros de saque (três para cada lado), Sheilla conseguiu o primeiro ace do jogo, marcando 16/11. Aos poucos, a Polônia, em especial a ponteira Anna Baranska, achou o jeito de superar o bloqueio o Brasil e encostou no placar. O empate veio com um bom saque de Gajgal.

As polonesas chegaram o ter o contra-ataque para virar o placar, mas Sheilla fez importante defesa e Mari virou a bola, conseguindo seu primeiro ponto no jogo. O lance "acordou" a jogadora, que marcou outras duas vezes e deu o set point ao Brasil, convertido em uma explorada de Sheilla.

A segunda parcial começou com um bloqueio da oposta brasileira, que não escondeu o sorriso de satisfação na sequência. Porém, a equipe não aproveitou o bom momento e, errando muito na recepção e no saque, permitiu à Polônia fazer 15/11.

Logo após Fabíola ser bloqueada em uma bola de segunda, Zé Roberto antecipou a inversão 5-1, colocando Dani Lins e Natália em quadra. O Brasil reagiu a empatou em 17 pontos com um erro de ataque de Baranska, mas logo se perdeu e o treinador brasileiro parou de novo o confronto, com 17/20.

Já com a inversão desfeita, a Seleção desperdiçou dois contra-ataques, mas igualou novamente nos 22 pontos. O problema é que o time vacilou outra vez e, já com Sadurek e Skowronska em quadra, a Polônia venceu por 25/23. No ponto final da etapa, Mari foi bloqueada.

A terceira etapa começou equilibrada, com as equipes trocando pontos e sem ninguém escapando no placar até o primeiro tempo técnico. Aproveitando-se dos erros poloneses, o Brasil fez 10/7. Mais uma vez, porém, a oportunidade não foi aproveitada e as rivais empataram em 13/13 em um erro de ataque de Mari. A virada veio logo depois, no 15/14.

A ponteira se recuperou com dois bloqueios que fizeram o Brasil passar à frente e abrir uma vantagem de 19/16. Em seguida, entretanto, Mari caiu de mau jeito e se machucou, precisando sair carregada de quadra. Paula Pequeno entrou no seu lugar e o time não se abalou, alcançando o 25/20 em um ataque de Jaqueline.

O quarto set foi o melhor de todos para o Brasil, que comandou as ações do início ao fim e desestruturou a Polônia, que passou a errar mais que o normal. O ponto do jogo foi de Sheilla, que acertou uma bela paralela se chances para as adversárias.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS