Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil registra queda no número de sites pedófilos

20 Jul 2006 - 18h00

Uma das maiores organizações de fiscalização da pedofilia na Internet, a IWF (Internet Watch Foundation), afirmou nesta quinta-feira que o Brasil "pode se orgulhar da ausência de material pedófilo" nos sites dele no primeiro semestre deste ano. No ano passado, oito sites hospedados no País com imagens de exploração sexual infantil foram denunciados. O número de 2005 já representava uma diminuição em relação aos anos anteriores.

O IWF recebeu 14 mil denúncias de sites suspeitos durante o primeiro semestre do ano, um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2005. Dos 14 mil, quase cinco mil sites continham imagens de pedofilia. Mais da metade deles (51,1%) vinham dos Estados Unidos. O segundo país com o maior número de sites foi a Rússia, com 14,9% do total.

"Nossos dados mostram que, em 2003 havia um problema específico quando pedófilos online começaram a abusar os hospedeiros gratuitos no Brasil e abrigar sites comerciais e enviar spams", diz Sarah Robertson, diretora de comunicações da IWF. "Esta tendência cessou agora e o Brasil pode se orgulhar da recente ausência de material mostrando abuso infantil em sua rede." O IWF diz que os EUA lideram o ranking por também possuir o maior número de provedores e o maior tráfego online do mundo.

A organização afirma que, mesmo após denunciar os sites para as autoridades dos respectivos países, alguns deles permanecem online por anos. Um deles, por exemplo, foi denunciado pela primeira vez em 1999, mas ainda não foi fechado, apesar da organização ter enviado mais de 20 denúncias para as autoridades dos países que o hospedam. O motivo é que o site 'migra' dos EUA para a Rússia freqüentemente no espaço de dias, dificultando o fechamento dele.

Um projeto de lei foi proposto em abril nos Estados Unidos para combater o problema. Em junho, uma coalizão formada pela Microsoft, Time Warner AOL, Yahoo, Earthlink United Online e o NCMEC (Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Abusadas) anunciou planos para enfrentar o problema do abuso de crianças na internet. Outros países citados pelo IWF são Japão, Espanha, Tailândia e Coréia do Sul.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
REECONTRO
Irmãos separados por adoção se reencontram por acaso após 10 anos

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis