Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 3 de agosto de 2021
Busca
Brasil

Brasil participa de projeto que doa camisinhas a jovens sul-africanos

1 Jul 2010 - 17h38Por Agência Brasil
A chegada de um ônibus verde e amarelo parou hoje (1º) a Escola Primária de Sedinbeng, África do Sul. Jovens da pequena cidade da região de Pretória que se divertiam no pátio da instituição logo cercaram o veículo. Minutos depois, já conversavam com seus passageiros. Ouviam com atenção explicações sobre um dos maiores problemas de seu país: a Aids.

A parada do ônibus brasileiro em Sedinbeng já estava programada. Ela fez parte da visita inaugural de um projeto inédito de combate e prevenção do HIV e da Aids promovido pelo Ministério da Saúde brasileiro e sul-africano, juntamente com as organizações não-governamentais The Wake Cup, do México, e Bridges of Hope, sediada no Zimbábue.

O projeto vai distribuir cerca de 100 mil camisinhas, 30 mil delas fabricadas no Brasil, a jovens sul-africanos até o próximo dia 18. Além disso, vai promover palestras e atividades para conscientizar garotos e garotas de comunidades carentes da África do Sul sobre a importância do uso do preservativo e da prática do sexo seguro.

“Queremos aproveitar o foco do mundo na África do Sul para dar mais visibilidade a uma discussão essencial”, disse Mauro Siqueira, do Departamento e de DST/Aids do Ministério da Saúde do Brasil e um dos coordenadores do projeto na África do Sul. Segundo ele, a intenção do governo é que o projeto seja o marco inicial de uma parceira enter o Brasil e a África do Sul.

Dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) apontam que 5,7 milhões de sul-africanos estão infectados pelo HIV, o país com o maior número absoluto de infectados pelo HIV do mundo. Isso representa 11% da população do país.

Atualmente, US$ 2,4 milhões (R$ 4,3 milhões) por ano são investidos pelo governo do Brasil na distribuição de remédios a países da África.
 
“Somos considerados um modelo no combate e prevenção da Aids. Temos a responsabilidade de repassar este conhecimento”, afirmou. “Esperamos começar uma troca de experiências com a África do Sul para ajudar o país”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Silvio Santos volta aos programas inéditos e comenta Faustão na Band: "coitado"
AUXILIO POPULAÇÃO
Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial
CÃOPAINHA
Cachorro toca campainha após ficar trancado fora de casa
SONHO INTERROMPIDO
Ultimo ensaio fotográfico minutos antes de médico sofrer choque e morrer nas vésperas de casamento
OLIMPÍADA
Rebeca é prata e faz história na ginástica olímpica em Tóquio
FENÔMENO DA NATUREZA
Chuva de meteoros será visível na madrugada de quinta para sexta em todo Brasil
A CASA CAIU
Mulheres se unem e surram "valentão" flagrado agredindo ex no meio da rua
CRISE HÍDRICA
Novas fontes preparam MS para a crise hídrica, ressalta governador
ABAIXO DE ZERO
Com -8,6°C, SC registra a menor temperatura do Brasil em 2021, diz Inmet
COVID-19
Em dia de aumento de casos Brasil tem 1.333 óbitos por Covid - 19 nas últimas 24 horas