Menu
SADER_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Brasil não deixará de comprar gás da Bolívia, diz Petrobras

8 Out 2009 - 05h32Por Invertia

O Brasil não tem planos de suspender importações de gás natural da Bolívia, disse nesta quarta-feira a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster.

No início do ano, o Brasil reduziu suas importações de gás boliviano para cerca de 20 milhões de metros cúbicos por dia ante 30 milhões, por conta do encolhimento da demanda e um aumento da produção local de gás natural.

"Não estamos considerando parar as importações de gás boliviano. O gás é importante para o Brasil", disse Foster.

As usinas termeléticas do Brasil, cuja maioria opera com gás natural, são acionadas quando as hidrelétricas entram na temporada de seca (de maio a novembro).

No entanto, o País tem registrado volume de chuvas acima do normal para o período, o que manteve os reservatórios das hidrelétricas em bons níveis, reduzindo a demanda por acionamento de termelétricas.

Consumo em alta
Mas o consumo de gás natural no Brasil vem aumentando graças à recuperação no segmento industrial em outubro, informou em coletiva na sede da Petrobras no Rio de Janeiro o gerente-executivo de marketing e comercialização da Petrobras, Antonio Eduardo Monteiro de Castro. Por este motivo, as compras de gás da Bolívia também vêm crescendo.

"Na primeira semana de outubro o consumo foi superior à média de setembro. O mercado industrial está um pouco acima da média", disse Castro em evento para comemorar os 56 anos da Petrobras.

Ele ressaltou que a empresa também precisou de mais gás para fazer testes nos seus terminais de Gás Natural Liquefeito e houve maior despacho de energia para as térmicas no período comparado a setembro.

De acordo com o executivo, que representou a diretora de gás e energia no evento, nos primeiros sete dias de outubro o Brasil comprou em média 24,3 milhões de metros cúbicos diários "com picos de 26,5 milhões de metros cúbicos".

Leia Também

# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 10,3 mil casos e 284 mortes em 24 horas