Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil gera 2,4 milhões de empregos em apenas 12 meses

26 Fev 2011 - 11h10Por

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que em janeiro de 2011 foram criados 152.091 empregos formais. Isso representa uma expansão de 0,42% em relação a dezembro. O relatório foi divulgado nesta quinta-feira (24). Os números indicam que janeiro deste ano está em segundo lugar em relação ao saldo da série histórica do Caged para o período, iniciada em 1992. Janeiro de 2010 está em primeiro lugar, quando foram criadas mais de 184 mil vagas.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o que ocorreu foi uma adequação do mercado. "Tivemos em janeiro de 2010 um efeito de crescimento da contratação comparado com as demissões que tivemos em 2009. Muitas empresas começaram a recontratar empregados que haviam demitido anteriormente".

Nos últimos 12 meses, verificou-se a criação de 2.107.619 postos de trabalho, equivalente à expansão de 6,23%, o melhor resultado para o período. Em doze meses, incorporando-se as informações prestadas pelas empresas fora do prazo, o volume de emprego atingiu 2.467.372 postos de trabalho, um aumento de 7,34% sobre o período anterior.

O resultado de janeiro deste ano foi impulsionado, principalmente, pelos setores de Serviços e Extrativa Mineral, que criaram 73.231 e 1.571 vagas, respectivamente.

Pesquisa - As informações de emprego são produzidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com base nos registros administrativos da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A Rais contempla informações dos empregados do setor público (estatutários) e dos trabalhadores regidos pela CLT (celetistas) além dos avulsos, que prestam serviços por meio de sindicatos.

O Caged se restringe ao universo de trabalhadores celetistas, cujas informações são prestadas pelos estabelecimentos que apresentaram movimentação no mês.

Persistem diferenças relevantes quando se confrontam os resultados dos dados divulgados pela Rais e Caged. Um dos principais fatores responsáveis por essa diferenciação a favor da RAIS é a existência de um número expressivo de estabelecimentos que entregam a declaração do Caged fora do prazo legal. A partir de janeiro de 2011, serão disponibilizadas mensalmente as informações relativas aos vínculos empregatícios declarados fora do prazo legal.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS