Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 15 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Brasil gera 2,4 milhões de empregos em apenas 12 meses

26 Fev 2011 - 11h10Por

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que em janeiro de 2011 foram criados 152.091 empregos formais. Isso representa uma expansão de 0,42% em relação a dezembro. O relatório foi divulgado nesta quinta-feira (24). Os números indicam que janeiro deste ano está em segundo lugar em relação ao saldo da série histórica do Caged para o período, iniciada em 1992. Janeiro de 2010 está em primeiro lugar, quando foram criadas mais de 184 mil vagas.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o que ocorreu foi uma adequação do mercado. "Tivemos em janeiro de 2010 um efeito de crescimento da contratação comparado com as demissões que tivemos em 2009. Muitas empresas começaram a recontratar empregados que haviam demitido anteriormente".

Nos últimos 12 meses, verificou-se a criação de 2.107.619 postos de trabalho, equivalente à expansão de 6,23%, o melhor resultado para o período. Em doze meses, incorporando-se as informações prestadas pelas empresas fora do prazo, o volume de emprego atingiu 2.467.372 postos de trabalho, um aumento de 7,34% sobre o período anterior.

O resultado de janeiro deste ano foi impulsionado, principalmente, pelos setores de Serviços e Extrativa Mineral, que criaram 73.231 e 1.571 vagas, respectivamente.

Pesquisa - As informações de emprego são produzidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com base nos registros administrativos da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A Rais contempla informações dos empregados do setor público (estatutários) e dos trabalhadores regidos pela CLT (celetistas) além dos avulsos, que prestam serviços por meio de sindicatos.

O Caged se restringe ao universo de trabalhadores celetistas, cujas informações são prestadas pelos estabelecimentos que apresentaram movimentação no mês.

Persistem diferenças relevantes quando se confrontam os resultados dos dados divulgados pela Rais e Caged. Um dos principais fatores responsáveis por essa diferenciação a favor da RAIS é a existência de um número expressivo de estabelecimentos que entregam a declaração do Caged fora do prazo legal. A partir de janeiro de 2011, serão disponibilizadas mensalmente as informações relativas aos vínculos empregatícios declarados fora do prazo legal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
SEUS DIREITOS
Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS
COM DESCONTOS
Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto
CASA PRÓPRIA
Casa Verde e Amarela substitui Minha Casa Minha Vida com opção para renegociar dívidas e menos juros
FINALISTA LIBERTADORES
Santos atropela Boca Jr e terá o Palmeiras numa final Brasileira
TRAGÉDIA NA PONTE
Motorista morre após caminhão cair de ponte