Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 27 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Brasil gera 2,4 milhões de empregos em apenas 12 meses

26 Fev 2011 - 11h10Por

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que em janeiro de 2011 foram criados 152.091 empregos formais. Isso representa uma expansão de 0,42% em relação a dezembro. O relatório foi divulgado nesta quinta-feira (24). Os números indicam que janeiro deste ano está em segundo lugar em relação ao saldo da série histórica do Caged para o período, iniciada em 1992. Janeiro de 2010 está em primeiro lugar, quando foram criadas mais de 184 mil vagas.

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o que ocorreu foi uma adequação do mercado. "Tivemos em janeiro de 2010 um efeito de crescimento da contratação comparado com as demissões que tivemos em 2009. Muitas empresas começaram a recontratar empregados que haviam demitido anteriormente".

Nos últimos 12 meses, verificou-se a criação de 2.107.619 postos de trabalho, equivalente à expansão de 6,23%, o melhor resultado para o período. Em doze meses, incorporando-se as informações prestadas pelas empresas fora do prazo, o volume de emprego atingiu 2.467.372 postos de trabalho, um aumento de 7,34% sobre o período anterior.

O resultado de janeiro deste ano foi impulsionado, principalmente, pelos setores de Serviços e Extrativa Mineral, que criaram 73.231 e 1.571 vagas, respectivamente.

Pesquisa - As informações de emprego são produzidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com base nos registros administrativos da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A Rais contempla informações dos empregados do setor público (estatutários) e dos trabalhadores regidos pela CLT (celetistas) além dos avulsos, que prestam serviços por meio de sindicatos.

O Caged se restringe ao universo de trabalhadores celetistas, cujas informações são prestadas pelos estabelecimentos que apresentaram movimentação no mês.

Persistem diferenças relevantes quando se confrontam os resultados dos dados divulgados pela Rais e Caged. Um dos principais fatores responsáveis por essa diferenciação a favor da RAIS é a existência de um número expressivo de estabelecimentos que entregam a declaração do Caged fora do prazo legal. A partir de janeiro de 2011, serão disponibilizadas mensalmente as informações relativas aos vínculos empregatícios declarados fora do prazo legal.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede do amigo Zé Medeiros, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Evento
Confira as duas galerias de fotos da premiação do Mês das Mães no Mercado Julifran
O caso será investigado pelo SIG / Divulgação/JP NewsCRIME EM MS
Homem é executado a tiros dentro de casa em MS
Dia J e sorteio de prêmios
Saiba quem são as mães sorteadas na Promoção Mês das Mães do Mercado Julifran
Brasil
Conheça os finais dos principais personagens de "América"