Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Brasil estréia com vitória sobre Cuba no mundial de vôlei

17 Nov 2006 - 07h45
A seleção brasileira levou um susto na sua estréia no Campeonato Mundial de vôlei masculino, mas venceu Cuba de virada, por 3 sets 1 a (23/25, 25/19, 25/15 e 25/22), no ginásio Marine Messe, em Fukuoka (Japão).

O time volta à quadra neste sábado, quando enfrenta a Grécia, às 3h (de Brasília), pela segunda rodada da primeira fase. Austrália, Alemanha e França completam o Grupo B do Mundial.

Apesar da vitória, o técnico Bernardinho não ficou satisfeito. "A Grécia é um adversário bem mais forte, e não vamos poder cometer os mesmos erros", comentou.

Já o levantador Ricardinho atribuiu os problemas ao nervosismo da estréia. "Demoramos um pouco a acertar o tempo do bloqueio nas pontas. Foi por isso que perdemos o primeiro set. Mas depois ficou tudo bem", analisou.

André Nascimento foi o maior pontuador do Brasil, com um total de 24 pontos (22 de ataque, um de saque e um de bloqueio). Outro destaque individual foi Giba, com 18 (16 ataques, um saque e um bloqueio). Gustavo foi o melhor bloqueador, marcando três pontos no fundamento, inclusive o que encerrou a partida.

Mas o treinador preferiu atribuir o resultado ao conjunto. "Foi uma atuação média. Ninguém se destacou", avaliou Bernardinho.

Depois de abrir 4 a 1 e até dar a impressão de que venceria com facilidade a jovem seleção cubana, o Brasil viu a situação se complicar no primeiro set. As duas seleções forçavam o saque. Mas, enquanto os de Cuba entravam, com três pontos direto, os do Brasil não: três deles ficaram na rede.

Passando a frente em 16 a 15, Cuba dominou o resto do set. E fechou em 23 minutos com um toque na rede da equipe brasileira.

A situação se inverteu a partir da metade do segundo set. O saque brasileiro começou a entrar, facilitando o trabalho de marcação sobre o ataque cubano. O melhor exemplo disso foi o 21º ponto: Ricardinho sacou no fundo da quadra, o passe cubano saiu deficiente e dois ataques seguidos pararam no bloqueio. Na terceira tentativa, a bola foi para fora. A vantagem do Brasil já era então de 21 a 16.

Pressionando o adversário e forçando os erros, o Brasil foi aos poucos construindo uma vitória sólida. Mais um ataque para fora dos cubanos fechou em 25 a 19, depois de 23 minutos.

O terceiro set mostrou uma seleção brasileira solta, com mais ritmo de jogo e cheia de variações. Giba apareceu bem no ataque de fundo pelo meio, o canhoto André Nascimento surpreendia a defesa cubana e o bloqueio tinha facilidade para fechar as portas do ataque adversário, que invariavelmente tentava jogar pelas pontas, sem sucesso.

Cuba não conseguia resistir. E assim o Brasil abriu 10 pontos de vantagem (22 a 12). A essa altura, Cuba já dava o set por perdido. E Giba subiu na saída de rede para fechar em 25/15, com 21 minutos.

Mas a facilidade não continuou no quarto set, que foi tipicamente um jogo de força. Os ataques potentes dos dois lados venciam os bloqueios e raramente davam oportunidades a contra-ataques. Mesmo assim, o Brasil ia impondo sua qualidade até cometer uma série de erros. Cuba se aproveitou para marcar cinco pontos seguidos, virando de 16 a 19 para 21 a 19.

Bernardinho parou o jogo, chamou a atenção para a marcação sobre o meio-de-rede Dominico. Gustavo entendeu o recado, foi eficiente no bloqueio e comandou a virada da seleção, que deu o troco, com uma seqüência que levou o placar para 23 a 22. E foi também um bloqueio de Gustavo que completou a vitória brasileira, aos 24 minutos.

 

 

Terra Redação

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS