Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil enviará 14 toneladas de alimentos para Cuzco, no Peru

29 Jan 2010 - 10h36Por Folha Online

 
O governo brasileiro vai mandar um avião com 14 toneladas de alimentos para a cidade peruana de Cuzco, um dos pontos para os quais estão sendo levados os turistas que ficaram presos pelas chuvas em Machu Picchu.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que o envio da ajuda atende a um "pedido das autoridades peruanas" e que a assistência "atenderá a todos os necessitados, tanto brasileiros como os demais turistas e a população peruana afetada pelas chuvas".

A Chancelaria brasileira também ofereceu a Lima quatro helicópteros militares para ajudar na evacuação das centenas de turistas presos pelas chuvas. Mas meios de comunicação locais disseram que o governo peruano rejeitou a oferta, por considerar suficientes os 11 aparelhos com os quais trabalha.

Testemunha

O estudante Marcelo Pellegrini Filho, que viajou para Machu Picchu, no Peru, com mais dois amigos, vê grandes chances do grupo deixar o país nesta sexta-feira (29).

Isto porque as fortes chuvas que caíram sobre a região deram uma trégua nesta quinta-feira e diversos helicópteros têm chegado para resgatar os turistas ilhados no povoado Águas Calientes, o mais próximo de Machu Picchu.

Alojado por dois dias no saguão de um hotel, Filho explica que a situação ficou desconfortável e começou a faltar comida nesta quinta-feira (27). Segundo ele, houve divisão de tarefas entre todos os turistas. Somente após a chegada à barraca brasileira -- instalada em Águas Calientes --, os jovens tiveram contato com o vice-cônsul do Brasil, João Gilberto, e puderam se alimentar melhor.

Assim como Filho, outros doze brasileiros estão alojados em um hotel oferecido gratuitamente aos brasileiros. Mesmo assim, governo está oferecendo ajuda financeira para custear o pagamento das hospedagens.

"Acreditamos que se o tempo ficar assim [ensolarado, como nesta quinta-feira], amanhã todos os brasileiros conseguirão deixar Águas Calientes e retornar ao Brasil", afirma.

Ilhados

Os turistas ficaram ilhados nas vilas próximas a Machu Picchu, nas montanhas dos Andes, no domingo (24), quando deslizamentos de terra bloquearam a única ferrovia que liga a região a Cuzco. Muitas pessoas dormiram na estação de trem de Machu Picchu e na praça central depois que as hospedarias lotaram. Os restaurantes aumentaram os preços e a comida ficou escassa.

Cinco dias de chuvas torrenciais na região de Cuzco destruíram ainda pontes, 250 casas e centenas de acres de plantações. Perurail suspendeu o serviço de trem no domingo.

Alberto Bisbal, diretor de prevenção de desastres da Defesa Civil do Peru, disse que a Perurail e o governo trabalham para retirar as pedras e lama dos trilhos e o serviço pode ser retomado já nesta quarta-feira. Os meteorologistas indicam que toda a semana terá chuva leve.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto