Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 4 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
Brasil

Brasil é o segundo colocado do mundo em casos de câncer de laringe

25 Nov 2009 - 10h48Por Portal da Educação
Ter uma voz saudável é muito importante independente de qual for à profissão e como ela é utilizada. Claro que profissionais que trabalham diretamente com a voz (professores, recepcionistas, radialistas, vendedores, operadores de telemarketing) devem se preocupar ainda mais.

No entanto, a maioria das pessoas desconhece os cuidados necessários para a manutenção da saúde da voz. É o que mostra os dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), onde o Brasil está em segundo lugar no mundo em números de casos de câncer de laringe.

Este câncer é um dos mais comuns a afetar a região da cabeça e pescoço, equivalente a 25% dos tumores malignos que acometem essa área. A enorme incidência de câncer na laringe, principalmente no Brasil, se dá pelo fato dos vícios do tabaco e também pelo consumo de bebida alcoólica. De acordo com a coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital do Câncer A.C. Camargo, Drª Elisabete Carrara de Angelis, cerca de 90% das pessoas que apresentam câncer de laringe são fumantes.

Alguns sintomas podem ser o sinal de que algo não está bem e merece a atenção de um especialista como dores ao engolir ou dor de garganta ou mesmo quando a voz apresenta alteração ou rouquidão.

“A fonoaudióloga, Drª Elisabete Carrara, enfatiza que dor de garganta contínua ou ao engolir, rouquidão, alterações na voz por um período superior a 15 dias são sinais de alerta que merecem ser investigados por um médico, pois a incidência de câncer de laringe é alta e quanto mais precoce o diagnóstico, melhores as chances de cura”, ressalta a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne.

O paciente diagnosticado precisa de uma equipe multidisciplinar que esteja envolvida em seu tratamento e sua reabilitação. O Hospital do Câncer A.C. Camargo é o pioneiro na técnica de avaliação acústica da voz em pacientes oncológicos, sem contar que é referência no meio acadêmico.

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio