Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Brasil é o pior país do mundo para pagar impostos

8 Nov 2006 - 07h27
Um ranking elaborado pelo Banco Mundial (Bird) e a Pricewaterhousecoopers colocou o Brasil no último lugar em tempo gasto para o pagamento de impostos, de um total de 175 países pesquisados. De acordo com o levantamento, as empresas brasileiras levam em média 2,6 mil horas para administrar 23 taxas, que somam uma alíquota de 71,7% . A média geral é de 332 horas.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o estudo comparou alíquotas, número de taxas e tempo gasto para apuração, pagamento e controle de impostos nos 175 países. O ranking colocou países do Oriente Médio e do leste da Ásia como os que oferecem condições tributárias mais favoráveis às empresas, enquanto nenhuma nação da América Latina aparece entre os 10 melhores da lista.

Na África, o maior problema são as taxas elevadas, segundo o estudo. Já os países ricos, atestou a pesquisa, obram menos impostos e simplificam o processo arecadatório. Por sua vez, as nações mais pobres, incluindo o Brasil, tendem a provocar mais informalidade e diminuir a arrecadação justamente devido à alta carga tributária, que acaba por levar empresas e pequenos empreendedores à informalidade.

Para exemplificar a importância de reformas na área tributária, o estudo cita as mudanças promovidas na Rússia, onde as alíquotas caíram de 35% para 24% e a simpificação reduziu as taxas para empresários pequenos. A arrecadação aumentou 14% em média naquele país nos três anos seguintes à reforma.

Segundo a pesquisa, para aumentar a arrecadação de impostos, são necessárias as seguintes medidas: simplificar a legislação tributária; usar processos eletrônicos para pagamentos; consolidar e unificar taxas.

 

 

Invertia

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA