Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil é o país mais empreendedor do G20

26 Abr 2011 - 15h52Por Agência Brasil
O Brasil é o país com o maior número de empreendedores entre os 20 países mais ricos do mundo. Em 2010 cerca de 21,1 milhões de brasileiros atuavam em empreendimentos com até três anos e seis meses de vida, como mostra uma pesquisa divulgada pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) nesta terça-feira (26).

O estudo mostra que, no ano passado, pouco mais de 17 pessoas em cada cem na população adulta (de 18 a 64 anos) tinham algum negócio próprio. Esse é o melhor resultado dos 11 anos em que o país participa da pesquisa.

Entre os 17 países membros do G20 (grupo dos 20 países mais industrializados do mundo) que participaram da pesquisa em 2010, o Brasil é o que possui a maior taxa. A China tem 14,4%. A Argentina, 14,2%. A Austrália, 7,8%. Os Estados Unidos, 7,6%.

Entre as nações que formam o Bric (grupo que reúne os emergentes Brasil, Rússia, Índia e China), o país ainda ganha da Rússia (3,9%). A Índia não participou da pesquisa nos últimos dois anos. Em 2008, a taxa de empreendedorismo da Índia havia sido de 11,5%.

Em 2009, o Brasil havia ficado com um percentual de 15,3%, ocupando a segunda posição no grupo dos G20, abaixo da China com taxa de 18,8%.

Entre os 21,1 milhões de empreendedores brasileiros, 5,9% são de empreendimentos nascentes (dado que considera aqueles desde a fase de planejamento e estruturação até três meses de atividade) e a maioria são de empreendimentos novos (que têm entre três meses e três anos e meio de atividade, considerando como início o pagamento de salários).

O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, afirmou que a grande participação dos negócios novos mostra que a grande maioria dos empreendimentos no Brasil está conseguindo superar os primeiros três meses e se manter no mercado.

A pesquisa, chamada de GEM (Global Entrepreneurship Monitor), é feita anualmente pela Associação Global de Pesquisa em Empreendedorismo (Gera, na sigla em inglês), organização composta e dirigida pela London Business School, na Inglaterra, pelo Babson College, dos Estados Unidos, e pela Universidad Del Desarrollo, do Chile, e por representantes dos países participantes do estudo.

A pesquisa é realizada no exterior desde 1999. Sessenta países participaram do estudo em 2010.

No Brasil, foram entrevistadas 2.000 pessoas, de 18 a 64 anos de idade, em 27 cidades de todas as regiões brasileiras nos meses de maio a julho de 2010. No mundo, foram mais de 180 mil.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS