Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 21 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Brasil é o país mais empreendedor do G20

26 Abr 2011 - 15h52Por Agência Brasil
O Brasil é o país com o maior número de empreendedores entre os 20 países mais ricos do mundo. Em 2010 cerca de 21,1 milhões de brasileiros atuavam em empreendimentos com até três anos e seis meses de vida, como mostra uma pesquisa divulgada pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) nesta terça-feira (26).

O estudo mostra que, no ano passado, pouco mais de 17 pessoas em cada cem na população adulta (de 18 a 64 anos) tinham algum negócio próprio. Esse é o melhor resultado dos 11 anos em que o país participa da pesquisa.

Entre os 17 países membros do G20 (grupo dos 20 países mais industrializados do mundo) que participaram da pesquisa em 2010, o Brasil é o que possui a maior taxa. A China tem 14,4%. A Argentina, 14,2%. A Austrália, 7,8%. Os Estados Unidos, 7,6%.

Entre as nações que formam o Bric (grupo que reúne os emergentes Brasil, Rússia, Índia e China), o país ainda ganha da Rússia (3,9%). A Índia não participou da pesquisa nos últimos dois anos. Em 2008, a taxa de empreendedorismo da Índia havia sido de 11,5%.

Em 2009, o Brasil havia ficado com um percentual de 15,3%, ocupando a segunda posição no grupo dos G20, abaixo da China com taxa de 18,8%.

Entre os 21,1 milhões de empreendedores brasileiros, 5,9% são de empreendimentos nascentes (dado que considera aqueles desde a fase de planejamento e estruturação até três meses de atividade) e a maioria são de empreendimentos novos (que têm entre três meses e três anos e meio de atividade, considerando como início o pagamento de salários).

O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, afirmou que a grande participação dos negócios novos mostra que a grande maioria dos empreendimentos no Brasil está conseguindo superar os primeiros três meses e se manter no mercado.

A pesquisa, chamada de GEM (Global Entrepreneurship Monitor), é feita anualmente pela Associação Global de Pesquisa em Empreendedorismo (Gera, na sigla em inglês), organização composta e dirigida pela London Business School, na Inglaterra, pelo Babson College, dos Estados Unidos, e pela Universidad Del Desarrollo, do Chile, e por representantes dos países participantes do estudo.

A pesquisa é realizada no exterior desde 1999. Sessenta países participaram do estudo em 2010.

No Brasil, foram entrevistadas 2.000 pessoas, de 18 a 64 anos de idade, em 27 cidades de todas as regiões brasileiras nos meses de maio a julho de 2010. No mundo, foram mais de 180 mil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos