Menu
SADER_FULL
segunda, 25 de maio de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Brasil e Equador assinam acordo sobre biocombustíveis

5 Abr 2007 - 16h45

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu atrair o colega equatoriano, Rafael Correa, ao seu projeto de expansão da produção de biocombustíveis. Logo depois de assinarem 14 acordos entre os quais os que prevêem a cooperação da Embrapa para o cultivo de insumos, como a palma africana, e a cooperação da Petrobrás na área de produção de biodiesel e etanol, o presidente Lula afirmou que o Brasil e o Equador vão enfrentar juntos "os desafios de mudar a matriz energética mundial, mesmo sendo dois países produtores de petróleo e auto-suficientes".

Lula disse que a Petrobrás planeja ampliar seus investimentos no Equador a US$ 1 bilhão, até 2010. O governo, ressaltou o presidente, também espera participação brasileira em outros projetos, como o que ocorreu no financiamento da construção da hidrelétrica do São Francisco, no Equador, que vai aumentar em 10% a oferta de energia elétrica naquele país.

Lula destacou também a decisão de convocar uma comissão bilateral para tratar das obras de infra-estrutura do eixo Manta-Manaus, que se reunirá dentro de 15 dias em Quito. Esse projeto multimodal permitirá o acesso de produtores brasileiros ao porto de Manta, no Oceano Pacífico, e o acesso de produtores equatorianos ao Atlântico. Ao explicar de forma entusiasmada esse projeto, Lula chegou a esquecer da palavra "rodovia" e preferiu a espanhola "carretera", que mencionou duas vezes.

Ele destacou também a participação do Equador no processo de integração sul-americana e aproveitou para defender a "integração financeira mais ágil e menos custosa, especialmente as obras de infra-estrutura. Chegou até mesmo a pedir maior cooperação entre os órgãos financeiros já existentes na região. Nesse tópico, porém,em vez de receber o apoio de Correa, Lula ouviu de seu convidado a opção pela alternativa propagada por Hugo Chávez, da Venezuela: a criação do Banco do Sul.

 

 

Agência Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

ELEIÇÕES 2020?
Talvez seja inevitável adiar eleições municipais, diz Barroso
BRASIL 22.165 MORTES
Covid 19: Brasil tem mais de 22 mortes e 341 mil casos
FEMINICÍDIO
Homem mata a própria companheira por causa do auxílio emergencial
ESTRAGOS DO MORO
Veja os principais pontos da reunião ministerial que teve gravação divulgada pelo STF
ENEM
Enem 2020 é adiado por causa da Covid
SOB INVESTIGAÇÃO
Delegado diz que namorada viu mensagens no celular atirou nele e se matou
VITIMA DA COVID 19
Edivaldo perdeu o filho de 26 anos: 'Falaram que em 15 dias ele já estaria recuperado'
3º EM NUMERO DE CASOS
Brasil passa de 19 mil mortes e 296 mil casos de coronavirus; veja por Estado
Qual estratégia de negócios é a melhor?
Qual estratégia de negócios é a melhor?
600TÃO DA CAIXA
Caixa paga hoje novos lotes de R$ 600; veja quem recebe