Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Brasil deve crescer em torno de 1,2% em 2009, diz Ipea

15 Out 2009 - 14h25

A economia brasileira deve ter crescimento em torno de 1,2% neste ano, prevê o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Em entrevista nesta quinta-feira, após a divulgação da Carta de Conjuntura de setembro, os economistas do instituto João Sicsú e Roberto Messenberg afirmaram que a recuperação da economia vai continuar no 2º semestre, puxada pelo consumo interno.

 "Nós esperamos crescimento positivo em 2009, entre 0,2% e 1,2%, mais para 1,2%", disse Sicsú, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicos do Ipea.

"O consumo interno vai puxar a economia neste ano e o investimento virá como decorrência desse processo, e provavelmente no ano que vem teremos uma recuperação do nível do investimento."

Para 2010, a previsão dos economistas é de que a economia registre expansão de cerca de 5%. "Eu acredito que a economia brasileira possa se recuperar em 2010 para assumir a trajetória em que tinha caminhado em 2008", afirmou Sicsú. Messenberg, do Grupo de Análises e Previsões do instituto, alertou, porém, que o crescimento no próximo ano poderia ser maior, não fosse a contínua valorização do real frente ao dólar e uma possível elevação da taxa Selic pelo Banco Central. Para ele, esses dois fatores impactam diretamente os investimentos no país, e isso impede uma recuperação mais acelerada da indústria.

 "O crescimento baseado será em consumo, o nível de renda vai crescer. E então você tem a possibilidade de expansão da economia de uma demanda por um ganho de renda, que é um investimento especulativo, a meu ver. E isto não vai ser suficiente para ampliar o estoque de capital da economia a ponto de fazer com que ela possa crescer 5, 6% ao ano sem pressões inflacionárias", afirmou.

Quando isso acontecer, segundo ele, o BC vai voltar a subir o juro básico, atualmente em 8,75% ao ano, o patamar mais baixo da história. Sicsú ressaltou, no entanto, que o juro mais alto e o câmbio valorizado atrapalham, mas não impedem o crescimento do país.

 "A economia brasileira cresce mesmo com essas variáveis atrapalhando, mas o que nós estamos dizendo é que ela poderia crescer muito mais", disse.

Medidas

 O diretor do Ipea comentou ainda a retirada, segundo ele paulatina, das medidas de incentivo à economia do país. "Parece que o governo está sabendo sintonizar bem a inclusão e a exclusão de medidas ao longo desse período de crise e pós-crise", afirmou.

 Para ele, o governo deve mesmo prorrogar a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) da linha branca para produtos como fogões, geladeiras e máquinas de lavar. Adotada para vigorar de abril a junho, com perda de R$ 264 milhões na arrecadação, a isenção do IPI dos produtos da linha branca foi prorrogada até o final deste mês.

 Entre janeiro e julho deste ano, os produtos da linha branca responderam por 11,3% das vendas de bens duráveis, ante 8,8% no mesmo período de 2008, de acordo com dados computados pela empresa de pesquisa GfK Brasil.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS envia água e mais equipes de resgate para apoio ao Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta

Mais Lidas

1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul