Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil deve conter gastos e restringir bancos públicos, diz FMI

19 Out 2010 - 18h04Por BBC Brasil

O Brasil deve desacelerar a expansão do gasto público e restringir as operações parafiscais (que não aparecem no orçamento) dos bancos públicos, diz um relatório publicado nesta terça-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo o documento Perspectivas Econômicas das Américas, o Brasil e outros países latino-americanos que apresentam crescimento vigoroso - com grandes fluxos de capital estrangeiro - devem estar atentos para os riscos de superaquecimento da economia, inflação e deterioração das contas externas.


O Fundo recomenda que, nesses países, "a normalização da política fiscal seja a primeira linha de defesa, com ênfase em desacelerar a expansão do gasto público". "No caso do Brasil, a restrição do gasto deverá ser acompanhada de uma diminuição das operações parafiscais dos bancos públicos (o que, por sua vez, permitirá corrigir as distorções do canal de crédito que reduzem a eficácia da política monetária)", diz o texto.


Críticos no Brasil afirmam que os aportes ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) podem desequilibrar as contas públicas e que o Tesouro está aumentando a dívida pública ao destinar recursos ao banco.


Política monetária
A combinação entre política fiscal e monetária a ser adotada pelo próximo governo brasileiro, que assumirá o poder em janeiro de 2011, é motivo de preocupação por parte de analistas. Muitos afirmam que uma política fiscal mais rígida, com menor expansão do gasto público, reduziria a pressão sobre a política monetária (taxa de juros) e, consequentemente, diminuiria o fluxo de capital externo na economia brasileira e a valorização do real frente ao dólar, que prejudica exportadores nacionais.



De acordo com o Fundo, a retirada do estímulo fiscal deve preceder a retirada do estímulo monetário. "Isso permitiria que a política monetária desempenhe um papel secundário, em que as taxas de juros regressem a níveis neutros de maneira mais gradual do que seria necessário em outros casos", diz o relatório.


A taxa básica de juros no Brasil é de 10,75% ao ano, uma das mais altas do mundo, o que serve de atrativo para investidores estrangeiros, em um momento em que economias avançadas, como a americana, mantêm suas taxas de juros próximas de zero.


Capital estrangeiro
A entrada excessiva de capital estrangeiro preocupa o governo brasileiro, que já tomou medidas para restringir esse fluxo, como o recente aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para aplicações de estrangeiros no mercado de renda fixa.



Outras economias latino-americanas enfrentam o mesmo problema, resultado da recuperação mais rápida e vigorosa da região do que o verificado nos países avançados, que ainda lutam para superar os efeitos da crise econômica mundial, entre eles baixa demanda interna e altas taxas de desemprego.


"Em um contexto de abundante liquidez mundial, o capital segue fluindo para os países da região que gozam de maior grau de integração nos mercados financeiros. Os fluxos em carteira seguem predominando, enquanto o endividamento privado externo parece estar ressurgindo, principalmente no Brasil", afirma o FMI.


O relatório diz ainda que o aumento das importações, resultante do crescimento da demanda interna, deteriorou os saldos em conta corrente de alguns países latino-americanos. "Como resultado dessas tendências, o câmbio segue se fortalecendo, chegando a superar os níveis de antes da crise, sendo Brasil, Colômbia e Uruguai os países que experimentaram maior apreciação desde o final de 2009", diz o texto.


"Para muitos países da América do Sul, que recentemente experimentaram um crescimento superior ao previsto, os desafios da política econômica se concentram em evitar um estímulo excessivo da demanda e do crédito, que poderiam chegar a níveis insustentáveis", afirma o documento.


O Fundo mantém sua previsão de crescimento para a economia brasileira em 7,5% neste ano e em 4,1% em 2011. Para a América Latina e o Caribe como um todo, a projeção é de 5,7% em 2010 e 4% no próximo ano.


Mercosul
O relatório também analisa o impacto das importações brasileiras sobre os países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai) e afirma que o crescimento do PIB nessas economias é fortemente influenciado pela demanda interna brasileira.



O FMI afirma que, se por um lado os produtos originários do Mercosul representam apenas entre 10% e 12% do total importado pelo Brasil, o mercado brasileiro é chave para esses países e absorve 25% das exportações totais do bloco.


"Estimativas sugerem que um aumento de 10% no crescimento do PIB do Brasil elevaria o crescimento argentino em 3%", diz o documento. "Um aumento de 10% nas importações de bens de capital por parte do Brasil pode puxar o crescimento na Argentina em aproximadamente um ponto percentual em uma base anual", diz o texto. De acordo com o FMI, efeitos semelhantes são verificados no Paraguai e no Uruguai.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon