Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 26 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Brasil dará bolsas pra atrair pesquisadores de volta ao país

20 Jan 2011 - 15h23Por

A oferta de bolsas de estudo é uma das formas com que o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, pretende atrair pesquisadores brasileiros de volta ao país. A ideia é que os cientistas que estão no exterior voltem a desenvolver seus estudos no Brasil por um período – dois anos, por exemplo – uma espécie de bolsa sanduíche.

Atualmente, a chamada bolsa sanduíche permite que o brasileiro pesquise no exterior e depois retorne ao país. O plano, ainda em fase de elaboração, está a cargo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ).

O governo vai oferecer a bolsa por um período determinado. Caso haja interesse do pesquisador em continuar no Brasil, haverá a possibilidade de fazer um acordo com o instituto ao qual estará vinculado, informou o ministro.

Segundo ele, será necessária a elaboração de um levantamento para apontar o número de pesquisadores que atuam fora do país. De acordo com Mercadante, somente nos Estados Unidos, cerca de 3 mil brasileiros dão aulas em universidades. O ministério irá mapear também quais áreas de pesquisa necessitam de mais cientistas.

Um dos motivos que levam pesquisadores a sair do Brasil é o baixo valor das bolsas de mestrado e doutorado em comparação às oferecidas por outros países. Mercadante prevê que o valor da bolsa seja maior, já que o pesquisador irá receber uma ajuda de custo enquanto ficar no Brasil.

“Há interesse, há disposição [de estimular o retorno dos pesquisadores]. Vamos oferecer bolsas para que esses pesquisadores venham para o Brasil, inclusive talentos estrangeiros”, disse hoje (20) ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.

No programa de entrevista, o ministro anunciou ainda a criação de um portal, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, para que os cientistas possam trocar informações com institutos nacionais de pesquisa.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada