Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 20 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Brasil dará bolsas pra atrair pesquisadores de volta ao país

20 Jan 2011 - 15h23Por

A oferta de bolsas de estudo é uma das formas com que o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, pretende atrair pesquisadores brasileiros de volta ao país. A ideia é que os cientistas que estão no exterior voltem a desenvolver seus estudos no Brasil por um período – dois anos, por exemplo – uma espécie de bolsa sanduíche.

Atualmente, a chamada bolsa sanduíche permite que o brasileiro pesquise no exterior e depois retorne ao país. O plano, ainda em fase de elaboração, está a cargo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ).

O governo vai oferecer a bolsa por um período determinado. Caso haja interesse do pesquisador em continuar no Brasil, haverá a possibilidade de fazer um acordo com o instituto ao qual estará vinculado, informou o ministro.

Segundo ele, será necessária a elaboração de um levantamento para apontar o número de pesquisadores que atuam fora do país. De acordo com Mercadante, somente nos Estados Unidos, cerca de 3 mil brasileiros dão aulas em universidades. O ministério irá mapear também quais áreas de pesquisa necessitam de mais cientistas.

Um dos motivos que levam pesquisadores a sair do Brasil é o baixo valor das bolsas de mestrado e doutorado em comparação às oferecidas por outros países. Mercadante prevê que o valor da bolsa seja maior, já que o pesquisador irá receber uma ajuda de custo enquanto ficar no Brasil.

“Há interesse, há disposição [de estimular o retorno dos pesquisadores]. Vamos oferecer bolsas para que esses pesquisadores venham para o Brasil, inclusive talentos estrangeiros”, disse hoje (20) ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.

No programa de entrevista, o ministro anunciou ainda a criação de um portal, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, para que os cientistas possam trocar informações com institutos nacionais de pesquisa.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos