Menu
SADER_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Brasil crescerá 5% em média nos próximos anos

25 Jan 2010 - 13h28Por Folha Online

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, previu nesta segunda-feira que o crescimento econômico brasileiro ficará em torno de 5% nos próximos anos.

Após um crescimento "quase nulo" em 2009, as estimativas para os próximos anos são de aproximadamente 5%, disse Coutinho em palestra no 2º Fórum Econômico Internacional da América Latina e do Caribe realizado hoje em Paris.

Segundo suas previsões, a confiança privada e os investimentos em infraestruturas vão crescer "no mínimo 6,5% ao ano". Isso permitirá obter níveis de crescimento elevados, que o Banco Central estima em 5,8% e o Ministério da Fazenda em 5,2%.

Coutinho ressaltou, no entanto, que isso não significa que o Brasil esteja totalmente preparado para garantir esse crescimento.

Em seu discurso, o presidente do BNDES destacou o baixo investimento em toda a América Latina no setor de pesquisa e inovação.

É uma carência que requer medidas urgentes porque, em sua opinião, "a grande revolução necessária para a América Latina é mobilizar o setor privado para a inovação, para assim desenvolver uma economia que tenha capacidade autônoma de crescer."

Além de Luciano Coutinho, participam neste fórum dirigentes de organismo internacionais, como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), ministros e representantes do setor privado.

Todos eles analisam os desafios econômicos que enfrenta a América Latina e as possíveis medidas para estimular o crescimento na região.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL