Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Brasil converge com EUA sobre "objetivos" no Irã, diz Amorim

4 Mar 2010 - 05h45Por G1
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse nesta quarta-feira (3), após acompanhar a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, que Brasil e EUA concordam sobre os objetivos em relação ao Irã.

“Só pessoas adultas conseguem viver com a divergência. Quando se tem um adulto e uma criança ou duas crianças elas não sabem conviver com as divergências. A divergência vira briga. No nosso caso, divergência vira diálogo, vira discussão, é troca de ponto de vista. Quando há divergência, porque a convergência é muita coisa. Como há também convergência nos objetivos em relação ao Irã, em relação ao Oriente Médio e em relação a outros assuntos”, disse o ministro.

 

O Brasil defende o programa nuclear iraniano para fins pacíficos. Assim como os Estados Unidos, são contrários ao desenvolvimento de armas nucleares. No entanto, Lula defende maior prazo para diálogo com o Irã, enquanto os EUA querem aplicar sanções.

 

Amorim contou  que Hillary expressou o ponto de vista norte-americano sobre a questão do Irã ao presidente. Segundo ele os argumentos apresentados pela norte-americana foram os mesmos expostos na entrevista coletiva desta tarde. Durante a entrevista, a secretária de Estado demonstrou preocupação com as posições iranianas e disse não acreditar numa negociação com o Irã. “Vamos continuar a trabalhar no Conselho de Segurança e tomar decisões sempre pacificamente, mas o que estamos observando é que o Irã vai para China, Brasil e Turquia e conta histórias diferentes para continuar sustentando seu projeto e evitar sanções”, disse.

 

Para Hillary, os iranianos são darão demonstrações de que estão dispostos a negociar depois que receberem sanções. "A partir do momento que a comunidade internacional falar em sanções é que o Irã vai negociar”, disse a secretária de Estado.

O ministro disse que reiterou à Hillary o convite do Brasil para que o presidente Barack Obama visite o Brasil, mas afirmou que não ficou acertada nenhuma data. Ele informou que Lula deve ir a Washington em abril e pode se encontrar com o presidente dos EUA.

“Foi mencionado sim que Lula irá a Washington para reunião de a [Cúpula] Segurança Nuclear e quem sabe aí tem oportunidade de eles conversarem”, disse Amorim. Essa reunião deve ocorrer no dia 13 de abril.

 
Lula no Oriente Médio
Amorim contou que Lula disse à secretária de Estado norte-americana que pretende visitar Israel, Palestina e Jordânia entre 14 e 19 de março e depois, em maio, se reunirá com o presidente do Irã, Mohamed Ahmadinejad, e deve tratar da questão nuclear. Depois disso Lula conversará com os principais líderes mundiais para tratar do tema.

“[A conversa] teve algumas referências ao Oriente Médio em que o presidente Lula comunicou inclusive que estará indo visitar. E comentou também que irá agora a Israel, Palestina e Jordânia e mencionou também que irá ao Irã, em maio, e que ele tem intenção de falar com os principais líderes do mundo, entre os quais naturalmente o presidente Obama, sobre esse tema na busca que nós temos feito de uma solução pacífica sobre essa situação”, comentou Amorim.

Segundo o ministro, o presidente reiterou e citou exemplos de como é necessário que os Estados Unidos ampliem o diálogo com os países da América Latina. Hillary teria concordado com a afirmativa.

Amorim negou ainda que temas como a compra de caças e os incentivos sobre o algodão norte-americano tenham sido tratados na reunião com o presidente. “Sobre os caças ela não falou com o presidente. Lá ela abordou da forma como vocês podem imaginar. Na verdade, ela deu introdução e pediu para o embaixador falar. Ele disse que o caça é melhor, que é mais barato, que tem todas as qualidades do mundo e eu não esperava ouvir nada diferente”, contou.

O ministro disse que o presidente e Hillary também falaram sobre a questão das mudanças climáticas e Lula mencionou a necessidade de esforços para que a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada no México no final deste ano, termine com um acordo mundial.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho